Na Missa, Jesus não é “morto
de novo e de novo”, como alguns críticos reivindicam, mas Ele é
oferecido continuamente, numa oblação pura, desde o nascer até o pôr do
sol.
Sabemos que ainda não somos dignos do
céu. É por isso que somos dependentes do cálice que recebemos na Missa, o
sangue de Jesus, cujo “sangue aspergido… fala mais misericordiosamente
do que o sangue de Abel”. O sangue de Cristo, o cálice do Seu sangue,
purifica os pecadores arrependidos e é, para eles, um cálice de bênção e
de perdão.
A Igreja Católica ensina que a Sagrada
Comunhão remove todos os pecados veniais da alma do pecador. Através de
nosso contato com Jesus tornamo-nos, pela graça, o que Ele é por
natureza. Participamos de Sua natureza. Ele é todo puro, todo santo, e
por isso, Seu toque nos purifica. O que Ele diz ao leproso é igualmente
válido para nós: “Eu quero, fica purificado” (Mt 8,3).
Na Antiga Aliança, os israelitas
ofereciam sacrifícios para expiar os pecados, mas agora, Cristo se
tornou o sacrifício plenamente suficiente. Por Sua morte, Ele cumpriu o
que muitos milhões de oferendas do mundo antigo jamais puderam cumprir.
Vejamos a Epístola aos Hebreus: “De fato, se o sangue de bodes e touros e
a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam,
realizando a pureza ritual dos corpos, quanto mais sangue de Cristo
purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus
vivo” (Hb 9,13-14). A morte e ressurreição de Cristo marcam um
sacrifício “de uma vez por todas”: “somos santificados pela oferenda do
corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas” (Hb 10,10)>
A morte e ressurreição de Jesus
aconteceram apenas uma vez na história, mas Ele quis que todas as
pessoas, das diversas épocas, participassem daquele sacrifício. E a
forma desejada por Deus é a Missa, que é em si, o sacrifício de Jesus
Cristo. Ele não é “morto de novo e de novo”, como alguns críticos
reivindicam, mas Ele é oferecido continuamente, numa oblação pura, desde
o nascer até o pôr do sol.
O sacrifício de Cristo não anula o
nosso, mas faz com que seja possível. Com efeito, foi Jesus quem ordenou
a Seus ministros sacerdotes para que participassem de Seu ato
sacrificial, pois foi Ele quem disse: “Fazei isto em memória de mim”. Os
Seus Apóstolos, como todos os sacerdotes católicos subsequentes, não
submetiam a Jesus, mas antes, O representam e participam de Seu
sacerdócio.
Os primeiros cristãos viviam num mundo
onde o sacrifício era parte integrante de uma religião. Se tivessem se
convertido do Judaísmo, conheceriam os sacrifícios do Templo de
Jerusalém. Se tivessem vindo do paganismo, conheceriam os sacrifícios
dos deuses pagãos. Mas agora, todos esses sacrifícios deram lugar ao
rito habitualmente chamado de “o sacrifício”. A Carta aos Hebreus cita o
Salmo 50,23 para incentivar um contínuo “sacrifício de louvor” (Hb
13,15) na Igreja. Paulo, comumente, usa uma linguagem com palavras
próprias de um culto de sacrifício, tais como: leutourgia (liturgia; por
exemplo, Rm 15,16), eucaristia (ação de graças, eucaristia; por
exemplo, 2Cor 9,11), thusia (sacrifício; por exemplo, Fl 4,18);
hierougein (serviço sacerdotal; por exemplo, Rm 15,16); e prosphoron
(oferenda; por exemplo, Rm 15,16). Pedro fala de toda a Igreja como um
sacerdócio chamado de “a oferta dos sacrifícios espirituais agradáveis a
Deus por Jesus Cristo” (1Pd 2,5).
Essa linguagem sacrifical aparece também
nos escritos cristãos dos discípulos dos Apóstolos. Um livro antigo,
chamado Didaqué, repetidamente usa a palavra “sacrifício” para descrever
a Eucaristia:
“E no dia do Senhor, reuni-vos para partir o pão e dar
graças, primeiramente confessando suas transgressões, para que o seu
sacrifício seja puro”. Santo Inácio de Antioquia, escrevendo apenas
alguns anos depois da morte dos Apóstolos, habitualmente se referia à
Igreja como o “lugar do sacrifício”.
No Antigo Testamento, os sacrifícios
iniciavam ou restauravam a comunhão entre Deus e o homem; e assim o faz a
Missa, no Novo Testamento, só que de forma mais perfeita. Para Santo
Inácio e seus contemporâneos em 105 d. C., a Igreja estava unida em
comunhão pela Eucaristia. Isso eles tinham aprendido bem de São Paulo,
que disse: “Porque há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo,
esclareceu esta doutrina para qualquer um que pudesse estar em dúvida:
“Acautelai-vos, então, de ter, porém, uma Eucaristia. Porque há uma só
carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, e um cálice para manifestar a
unidade do seu sangue; um altar, como há um só bispo, juntamente com os
sacerdotes e diáconos, meus companheiros no serviço”. E, Inácio, definia
como hereges aqueles que se “abstém da Eucaristia e da oração, porque
não confessam que a Eucaristia é a carne de Nosso Salvador Jesus Cristo,
o qual sofreu por nossos pecados e que o Pai, em Sua bondade, O
ressuscitou”.
Pelo fato de não crescermos ao redor de
cultos de sacrifício, como os primeiros cristãos faziam, não estamos
acostumados à linguagem que Inácio utiliza a todo o momento, uma
linguagem de sacrifício, ao falar de um altar, por exemplo, e da
oferenda da carne. Numa outra carta sua, ele mesmo se compara a uma
oferenda de trigo e de pão. Para cada culto sacrifical, fosse em Israel,
na Grécia ou em Roma, era necessário um sacerdote. Esse, por definição,
é alguém que oferece o sacrifício (ver Hb 8,3). Santo Inácio reconhece o
sacerdócio de todos os fiéis, como São Pedro; mas ele também reconhece,
como São Paulo, que alguns homens são separados para presidir os ritos
da Igreja. Inácio escreveu aos cristãos de Esmirna: “Que a Eucaristia só
seja considerada válida se for celebrada na presença do bispo ou
daquele a quem ele tiver confiado à celebração”.
No Apocalipse, o livro do Novo
Testamento que os católicos consideram um “ícone da liturgia”, Cristo
aparece como um cordeiro do sacrifício (Ap 5,6). É o sangue desse
Cordeiro, dado em sacrifício, que “tira os pecados do mundo” (Jo 1,29).
Agora a oferenda está no céu, exatamente
onde João a viu, mas o céu toca a terra na Missa. Os Padres da Igreja
gostavam de citar o Profeta Isaías quando falavam sobre o sacrifício
Eucarístico e seu poder de apagar os nossos pecados: “Um dos serafins
voou para mim segurando, com uma tenaz, uma brasa tirada do altar. Com
ela tocou meus lábios dizendo: ‘Agora que isto tocou os teus lábios, tua
culpa está sendo tirada; teu pecado, perdoado” (Is 6,6-7). Para os
primeiros cristãos, a “queima com carvão” prefigurava o Santíssimo
Sacramento, o Pão que desceu do altar de Deus para purificar a Igreja em
oração.
Trecho retirado do livro: Razões Para Crer, Scott Hahn. Ed. Cléofas
Fonte: cleofas.com.br
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