O pontificado de João Paulo II iniciou em 1978, e ao longo de mais de 26 anos de pontificado ele escreveu 14 Encíclicas, que são documentos pontifícios, dirigidos a toda Igreja, a primeira foi logo no ano seguinte a sua eleição papal, em 4 de março de 1979, foi publicado o primeiro documento papal de João Paulo II, a Encíclica REDEMPTOR HOMINIS, o redentor do homem.
Esta encíclica foi dividida em quatro importantes partes, a primeira, intitulada de Herança, ele vem falar da missão redentora do Cristo, e fala, principalmente, sobre o novo pontificado que acabara de iniciar, e confiando-o ao Espírito, ele diz: "É, pois, confiando plenamente no Espírito da verdade, que eu entro na posse da rica herança dos pontificados recentes. Esta herança acha-se fortemente radicada na consciência da Igreja de maneira absolutamente nova, nunca dantes conhecida, graças ao II Concílio do Vaticano, convocado e inaugurado por João XXIII e, em seguida, concluído felizmente e atuado com perseverança por Paulo VI, cuja atividade eu próprio pude observar de perto. Fiquei sempre maravilhado com a sua profunda sapiência e com a sua coragem, e igualmente com a sua constância e paciência no difícil período pós-conciliar do seu Pontificado.»
A segunda parte, intitula-se, O Mistério da Redenção, onde ele conceitua e consolida o nome desse documento, trazendo uma importante observação:" Para Ele queremos olhar, porque só n'Ele, Filho de Deus, está a salvação, renovando a afirmação de Pedro: Para quem iremos nós, Senhor? Tu tens as palavras de vida eterna .[...] Redentor do mundo! N'Ele se revelou de um modo novo, de maneira admirável, aquela verdade fundamental respeitante à criação que o Livro do Génesis atesta quando repete mais de uma vez: Deus viu que as coisas eram boas.»
Na terceira parte, tem-se, O Homem Remido e a sua situação no mundo contemporâneo, onde já aborda o homem como resultado do redentor, que toma posse da redenção em união e por meio da Igreja, e diz: "Aqui, portanto, trata-se do homem em toda a sua verdade, com a sua plena dimensão. Não se trata do homem abstracto , mas sim real: do homem concreto , histórico . Trata-se de cada homem, porque todos e cada um foram compreendidos no mistério da Redenção, e com todos e cada um Cristo se uniu, para sempre, através deste mistério. Todo o homem vem ao mundo concebido no seio materno e nasce da própria mãe, e é precisamente por motivo do mistério da Redenção que ele é confiado à solicitude da Igreja. «
Na última parte, que tem como titulo: A Missão da Igreja e o destino do homem, que aborda a função corredentora junto ao Cristo, aquela é transmissora da verdade e caminho de redenção, "No mistério da Redenção, isto é, da obra salvífica realizada por Jesus Cristo, a Igreja participa no Evangelho do seu Mestre, não apenas mediante a fidelidade à Palavra e através do serviço à verdade, mas igualmente mediante a submissão, cheia de esperança e de amor, ela participa na força da sua ação redentora, que Ele expressou e encerrou, de forma sacramental, sobretudo na Eucaristia. «
Na Encíclica também vemos uma oração ao Espírito, que já demonstra a abertura e entrega ao Espírito desse Santo Padre, que dispôs liberdade ao mover da unção do Espírito sobre sua Igreja.
João Paulo Silva de Lima
Missão Kairós Caruaru
Esta encíclica foi dividida em quatro importantes partes, a primeira, intitulada de Herança, ele vem falar da missão redentora do Cristo, e fala, principalmente, sobre o novo pontificado que acabara de iniciar, e confiando-o ao Espírito, ele diz: "É, pois, confiando plenamente no Espírito da verdade, que eu entro na posse da rica herança dos pontificados recentes. Esta herança acha-se fortemente radicada na consciência da Igreja de maneira absolutamente nova, nunca dantes conhecida, graças ao II Concílio do Vaticano, convocado e inaugurado por João XXIII e, em seguida, concluído felizmente e atuado com perseverança por Paulo VI, cuja atividade eu próprio pude observar de perto. Fiquei sempre maravilhado com a sua profunda sapiência e com a sua coragem, e igualmente com a sua constância e paciência no difícil período pós-conciliar do seu Pontificado.»
A segunda parte, intitula-se, O Mistério da Redenção, onde ele conceitua e consolida o nome desse documento, trazendo uma importante observação:" Para Ele queremos olhar, porque só n'Ele, Filho de Deus, está a salvação, renovando a afirmação de Pedro: Para quem iremos nós, Senhor? Tu tens as palavras de vida eterna .[...] Redentor do mundo! N'Ele se revelou de um modo novo, de maneira admirável, aquela verdade fundamental respeitante à criação que o Livro do Génesis atesta quando repete mais de uma vez: Deus viu que as coisas eram boas.»
Na terceira parte, tem-se, O Homem Remido e a sua situação no mundo contemporâneo, onde já aborda o homem como resultado do redentor, que toma posse da redenção em união e por meio da Igreja, e diz: "Aqui, portanto, trata-se do homem em toda a sua verdade, com a sua plena dimensão. Não se trata do homem abstracto , mas sim real: do homem concreto , histórico . Trata-se de cada homem, porque todos e cada um foram compreendidos no mistério da Redenção, e com todos e cada um Cristo se uniu, para sempre, através deste mistério. Todo o homem vem ao mundo concebido no seio materno e nasce da própria mãe, e é precisamente por motivo do mistério da Redenção que ele é confiado à solicitude da Igreja. «
Na última parte, que tem como titulo: A Missão da Igreja e o destino do homem, que aborda a função corredentora junto ao Cristo, aquela é transmissora da verdade e caminho de redenção, "No mistério da Redenção, isto é, da obra salvífica realizada por Jesus Cristo, a Igreja participa no Evangelho do seu Mestre, não apenas mediante a fidelidade à Palavra e através do serviço à verdade, mas igualmente mediante a submissão, cheia de esperança e de amor, ela participa na força da sua ação redentora, que Ele expressou e encerrou, de forma sacramental, sobretudo na Eucaristia. «
Na Encíclica também vemos uma oração ao Espírito, que já demonstra a abertura e entrega ao Espírito desse Santo Padre, que dispôs liberdade ao mover da unção do Espírito sobre sua Igreja.
João Paulo Silva de Lima
Missão Kairós Caruaru
0 comentários:
Postar um comentário