14 de agosto de 2014

Papa Francisco pede que sociedade saiba transmitir dom da paz aos jovens


Sendo obra da justiça, a paz exige firmeza na paciência, além do perdão, da tolerância e da cooperação, disse o pontífice

 

O Papa Francisco pediu hoje, em seu discurso de chegada à República da Coreia, que os adultos saibam transmitir aos mais jovens o valor da paz.

Francisco afirmou que a busca da paz “constitui um desafio para cada um de nós”, um desafio perene de "derrubar os muros da desconfiança e do ódio, promovendo uma cultura de reconciliação e solidariedade”.

A paz, de acordo com o Papa, “pode ser melhor alcançada pelo diálogo e a escuta atenta e discreta, do que com recriminações recíprocas, críticas inúteis e demonstrações de força”.

Francisco explicou que a paz “não é simplesmente ausência de guerra, mas obra da justiça”.

“E a justiça, como virtude que é, faz apelo à tenacidade dapaciência; não nos pede para esquecermos as injustiças do passado, mas que as superemos através do perdão, da tolerância e da cooperação.”

“Exige a vontade de discernir e alcançar os objectivos reciprocamente vantajosos, construindo os alicerces do respeito mútuo, da compreensão e da reconciliação.”

“Faço votos – disse o Papa – de que todos nós possamos dedicar-nos à construção da paz, à oração pela paz, reforçando o nosso compromisso de a realizar.”
 

Fonte : Vatican

 

0 comentários: