Tentei destacar os ensinamentos e exemplos que nos chegam de
Jesus para este tempo da Quaresma, mas tenho que dizer que até agora não falei
do mais importante de todos. Por que Jesus, depois do seu batismo, foi para o
deserto? Para ser tentado por Satanás? Não, nem sequer pensava nisso; ninguém
vai de propósito buscar tentações e ele mesmo nos ensinou a rezar para não
sermos levados à tentação. As tentações foram uma iniciativa do demônio,
permitidas pelo Pai, para a glória do seu Filho e como ensinamento para nós.
Foi ao deserto para jejuar? Também, mas não principalmente
para isso. Foi para rezar! Sempre quando Jesus se retirava em lugares desertos
era para orar ao seu Pai. Foi para sintonizar-se, como homem, com a vontade
divina, para aprofundar a missão que a voz do Pai, no batismo, lhe tinha feito
vislumbrar: a missão do Servo obediente chamado a redimir o mundo com o sofrimento
e a humilhação. Foi em definitiva para orar, para estar em intimidade com o seu
Pai. E isso é também o objetivo principal da nossa Quaresma. Foi ao deserto
pelo mesmo motivo pelo qual, segundo Lucas, um dia, mais tarde, subiu ao Monte
Tabor, ou seja, para orar (Lc 9, 28).
Não se vai ao deserto somente para deixar algo – o barulho,
o mundo, as ocupações -; vai-se principalmente para encontrar algo, ou melhor,
Alguém. Não se vai somente para reencontrar a si mesmo, para colocar-se em
contato com o próprio eu profundo, como em tantas formas de meditações não
cristãs. Estar a sós consigo mesmo pode significar encontrar-se com a pior das
companhias. O crente vai ao deserto, desce ao próprio coração, para renovar o
seu contato com Deus, porque sabe que “no homem interior habita a Verdade”.
É o segredo da felicidade e da paz nesta vida. O que mais
deseja um apaixonado do que estar a sós, em intimidade, com a pessoa amada?
Deus é apaixonado por nós e deseja que nós nos apaixonemos por ele. Falando do
seu povo como de uma esposa, Deus disse: “A conduzirei ao deserto e falarei ao
seu coração” (Os 2,16). Sabe-se qual é o efeito do enamoramento: todas as
coisas e todas as outras pessoas ficam pra trás, em segundo plano.
Há uma presença que preenche tudo e faz todo resto
“secundário”. Não isola dos outros, que, de fato, torna ainda mais atento e
disponível para com os outros, mas como de reflexo, por redundância do amor.
Oh, se nós homens e mulheres de Igreja descobríssemos o quanto está perto de
nós, ao alcance das mãos, a felicidade e a paz que buscamos neste mundo!
Por Frei Raniero Cantalamessa.
É frade capuchinho e pregador da Casa Pontifícia desde 1980
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