O Cântico dos Cânticos é o poema do amor que oferece ao leitor a imagem de dois jovens apaixonados.
Se quiséssemos vasculhar um coração, entre as páginas da Bíblia,
provavelmente não passariam despercebidas as relativas ao Cântico dos
Cânticos, que já o título a língua hebraica traduz como um superlativo
de excelência. Uma obra composta por oito capítulos que relata o amor,
humano e divino, guardado no coração de cada criatura.
“Um livro pouco usado na liturgia – afirmava Christian de Chergé –,
nunca lido aos domingos, uma única vez durante a semana, no Advento –
mas também é facultativo –, como se tivéssemos um pouco de medo dele.
Ele aparece duas vezes em dois dias de festa (para Santa Maria
Madalena e São Bernardo). São, portanto, duas leituras de dias de
memória. E, depois, dois trechos foram escolhidas para as missas votivas
das profissões religiosas e para a consagração das virgens e também
para o matrimônio.”
A partir dessas considerações, as Edizioni Messaggero de Pádua recentemente publicaram “Meditações sobre o Cântico dos Cânticos”,
de Christian de Chergé (1937-1996), prior da abadia trapista
de Tibhirine, na Argélia, sequestrado e morto por um grupo terrorista
com outros seis outros monges, em maio de 1996.
Trata-se de um curso de exercícios espirituais pregados pelo
religioso trapista às Irmãzinhas de Jesus em Mohammedia, uma cidade
portuária do Marrocos, em novembro de 1990, com a intenção principal de
comentar alguns textos do Cântico dos Cânticos, associando-os às “cartas
às Igrejas” que se encontram nos capítulos dois e três do Apocalipse.
O texto – editado por Christian Salenson, sacerdote da diocese
de Nîmes, membro do Instituto de Teologia e Religião de Marselha e
diretor da revista Cammini del Dialogo – se apresenta na forma de sete
encontros. Cada encontro (cada um dos quais conclui com propostas de
meditação) é organizado em torno de um “grito” da esposa, assim como
encontramos no Cântico dos Cânticos: “Beije-me”, “Arraste-me com você”,
“Levante-se”, “Retorne”, “Abra-me”, “Volte-se, volte-se”, “Ponha-me como
um selo”.
As meditações de Christian de Chergé contribuem para redescobrir a
beleza de um texto vetero-testamentário altamente poético, cheio de
intuições e imagens que lançam luz sobre o mistério do ser humano, como
criatura amada por Deus.
Na apresentação do texto, afirma-se: “Contrariamente à ideia corrente
de que esse gênero literário deve ser reservado para poucos – monges,
religiosos ou padres – especialistas em mística, pensamos que hoje, para
viver no mundo como fiéis, os cristãos, tanto padres quanto leigos,
precisam se saciar nas fontes vivas da tradição espiritual”.
O Cântico dos Cânticos é o poema do amor que oferece ao leitor a
imagem de dois jovens apaixonados, também através do paradigma da
corporeidade. É interessante, a esse respeito, o comentário de Christian
de Chergé ao primeiro versículo do Cântico: “Beije-me com os beijos da
sua boca”, que poderiam parecer – como, aliás, grande parte das imagens
presentes no Cântico – até mesmo ousado.
“A eucaristia – afirma o autor – nos ensina que todo o corpo é
sacramento. Por isso, não há nada de vulgar naquilo que o corpo é, diz
ou faz. Abramos a Bíblia. Há o beijo de Maria Madalena, que escandaliza
os judeus. Nós também podemos estar do lado daquela que dá o beijo ou do
lado daqueles que se escandalizam, ou talvez também do lado daquele que
recebe o beijo. Há o beijo de Judas. O beijo de Judas é um beijo
destinado a encerrar uma história de amor, enquanto que, por si só, o
beijo seria feito para abrir e para estipular um pacto de amor. […] Ao
beijo de Judas respondeu o beijo de Jesus que parece lhe dizer: não é
você que pode fechar, com sua iniciativa, a seu modo, uma história que o
meu Pai começou e que Eu quero continuar. […] Na Trindade, o Espírito é
o beijo do Pai ao Filho, e do Filho ao Pai. No comentário talmúdico à
morte de Moisés, há uma expressão magnífica. Diz-se que, quando Moisés
se pôs nas mãos de Deus, no limiar da Terra Prometida na qual ele não
poderá entrar – porque a única terra prometida em que ele pode entrar é
outra – Deus vem, se estende sobre Moisés e, com um beijo, aspira-lhe a
alma. Deus retoma em si o que lhe deu ao criá-lo.
Se a morte pudesse ser
simplesmente assim, seria bonito!”
O texto publicado pela Messaggero de Pádua oferece um comentário à
literatura espiritual do Cântico dos Cânticosacessível a todos e de
grande atualidade. O Papa Bento XVI, na encíclica Deus caritas est,
dizia: “Como deve ser vivido o amor, para que se realize plenamente a
sua promessa humana e divina? Podemos encontrar uma primeira indicação
importante no Cântico dos Cânticos, um dos livros do Antigo
Testamento bem conhecido dos místicos. Segundo a interpretação hoje
predominante, as poesias contidas nesse livro são originalmente cânticos
de amor, talvez previstos para uma festa israelita de núpcias, na qual
deviam exaltar o amor conjugal”.
Por Michelangelo Nasca, no Vatican Insider
(IHU)
Fonte: pt.aleteia.org
Foto: © Antoine Mekary / ALETEIA
0 comentários:
Postar um comentário