6 de abril de 2016

Assembleia Geral dos Bispos teve início nesta quarta-feira


Presidente da CNBB deseja que esta assembleia seja um reflexo do rosto misericordioso de Cristo



Até a próxima quinta-feira, 15, acontece em Aparecida, no interior de São Paulo, a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo”. Cerca de 320 bispos participam do encontro.

Nesta quarta-feira, 6, as atividades tiveram início com a Santa Missa presidida pelo presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha. Logo após a Celebração os bispos se dirigiram para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho para abertura oficial da assembleia.

Durante a cerimônia de abertura, Dom Sergio da Rocha agradeceu a presença da imprensa e dos bispos. Também ao início do seu discurso recordou sobre o Ano da Misericórdia e pediu a luz do Espírito Santo para que o rosto de Cristo possa brilhar nestes dez dias de encontro. 

“A Assembleia se realiza no contexto do Ano da Misericórdia.Esperamos que assembleia seja marcada pela misericórdia e que possamos contribuir através de gestos concretos para que o rosto misericordioso de Deus possa brilhar cada vez mais na Igreja”, afirmou.

Sobre o tema central deste encontro, Dom Sérgio reforçou sobre a participação ativa dos leigos e leigas na missão da Igreja e a importância dos bispos fortificarem estes laços com os cristãos.

“Nós esperamos muito que assembleia ajude a valorizar e apoiar cada vez mais a vocação e a missão dos leigos e leigas, porque necessitamos muito e não pode haver uma Igreja sem a participação efetiva dos cristãos leigos. Não pode haver sociedade justa e fraterna se os leigos e leigas não forem sal da terra”, destacou o arcebispo. 

Ao final do seu pronunciamento, Dom Sergio salientou que durante a assembleia serão tratados temas como eleições municipais e a atual realidade sócio-política brasileira. 

“No momento crise muitos, com razão, voltam seu olhar para Igreja em busca de sabedoria e discernimento. A Igreja representada pelo episcopado brasileiro, neste ano, de modo especial voltam o seu olhar para o Senhor ressuscitado e se coloca em atitude de diálogo para melhor servir e oferecer a sua contribuição ao povo brasileiro”, reforçou o presidente da CNBB. 

Depois deste momento aberto para a imprensa iniciou os trabalhos da primeira plenária. Em outro momento, às 15h, acontecerá uma coletiva de imprensa com o arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, e o bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz onde apresentarão à imprensa os temas abordados no primeiro dia da assembleia.



0 comentários: