1 de junho de 2015



Cerca de 200 crianças, filhos de detentos e detentas, chegaram à estação ferroviária da cidade do Vaticano de trem para um encontro com o Papa Francisco

Papa_encontro_crianças
Francisco saudou uma a uma das crianças ali presentes, com seus acompanhantes e familiares e recebeu o abraço de vários com muitos pedidos para fazer “selfies” / Foto: L’Osservatore Romano

Neste sábado, 30, chegou à estação ferroviária da cidade do Vaticano o Trem das Crianças, transportando 200 crianças, filhos de detentos e detentas, provenientes de Bari e Trani, Itália, numa iniciativa do Pátio dos Gentios.
Logo após a chegada, as crianças e seus acompanhantes puderam encontrar o Santo Padre na Sala Nervi: “Não deixem nunca de sonhar”, disse Francisco aos pequenos.
O Pontífice perguntou “quando é que um coração é de gelo ou de pedra?”, alguns dos pequenos responderam: “Quando se fica desiludido”, enquanto outros disseram “quando não sonhamos ou não rezamos”.
Após, uma criança respondeu: “quando não escutamos a Palavra de Deus e de Jesus”. A este ponto o Papa a chamou e disse: “tu disseste uma coisa bonita, repitamos juntos: não deixem nunca de sonhar e de escutar a Palavra de Jesus, porque Jesus alarga o coração e ama a todos”.
Francisco quis saudar uma a uma, com seus acompanhantes e familiares e recebeu o abraço de vários com muitos pedidos para fazer “selfies”. As crianças doaram ao Papa alguns braceletes feitos por suas mães na prisão, assim como desenhos e pipas em forma de águias, que foram soltas assim que os pequenos chegaram ao Vaticano, em um gesto que simboliza o tema escolhido este ano pelo Pátio das Crianças, ‘Voo’.
Este tema quer oferecer as crianças que vivem com suas mães uma cotidianidade marcada pela prisão e afastamento de seus irmãos e para aqueles que vivem a separação de suas mães detidas, um dia para voar e soltar a fantasia, sair da dura realidade a que são obrigados a viver.
‘Voo’ foi escolhido pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. A iniciativa chegou a sua terceira edição, após a de Nápoles, em 2014, dedicada aos jovens com abandono escolar e a de Milão, voltada aos jovens que foram acolhidos em casas de família.
O Trem das Crianças é promovido pela Ferrovia do Estado em colaboração com o Pátios das Crianças, uma iniciativa da Santa Sé dedicada aos pequenos, no âmbito do Pátio dos Gentios.
Fonte : Canção Nova Notícias 

0 comentários: