QUEM SOMOS.

                                       PALAVRA DO FUNDADOR - JORGE KAIRÓS 




 
 Evitar a Impureza (I Tessalonicenses 4, 1) 

Esta é a vontade de Deus para nós: “A vossa santificação, que eviteis a impureza.” Podemos dizer que vivemos na graça de Deus, podemos proclamar: a tua graça me basta!

O Senhor nos pede para evitarmos a tentação, o inimigo nos leva pelo pensamento, como fez com Jesus. Ou você é radical, ou você não vive o Evangelho, saiba que radical é aquele que deseja que a Palavra crie raízes nele, raízes do Céu.

Se você está sofrendo, é porque Deus está querendo intimidade, somos chamados a ter uma relação pessoal com Deus, e se há intimidade tem que haver renuncia do pecado, para agradar a Deus, evita a impureza….

Saiba que não vai ser a nossa força, ou a nossa capacidade que nos sustentará, mas é a Graça, só a Graça nos basta.

“Que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus.” (I Tessalonicenses 4, 4-5).

A ordem do Senhor para nós hoje é esta: Evitar a impureza!

O Senhor te chamou com tuas impurezas, mas que a partir do Batismo você a evite, e assim possa dizer: Senhor a tua Graça me basta! Ser de comunidade Kairós é isso, é ter a consciência que é difícil vencer o pecado, e por isso é preciso evitar, comunidade não é só lugar de festa, mas é também palco para o sofrimento.

Meus filhos, saibam que eu também tenho evitado muita coisa, na Comunidade Kairós está o meu refúgio, lá eu sou o primeiro a me refugiar da impureza. Para evitar o mau, precisamos viver no desafio de ser um novo Cristo.


NOSSO CARISMA : 




Quando Deus suscita um Carisma, já existe no mundo uma necessidade daquele Carisma, sendo assim, cada um responde e socorre uma necessidade urgente no mundo.

Desde o inicio da comunidade, o trabalho de recuperação com os alcoólatras foi um traço fundamental do nosso Carisma. Eles foram chegando, começamos ajudando um, depois outro e foram chegando mais, aos poucos estamos percebendo para quais situações Deus nos gerou. Depois, percebemos que o cuidar e o ajudar a alcoolatra a se recuperar não era apenas um traço, mas sim, o nosso Carisma. Nascemos para isso!

Nosso carisma é acolher, ajudar e cuidar de alcoólatras de forma diferente, com amor, alegria e oração. Acreditamos que só pela força da oração eles podem se recuperar.

Algo muito importante é a oração com imposição das mãos feita nos alcoólatras na comunidade. Não olhamos a maneira na qual eles chegam sujos ou bêbados, dizemos que Jesus o ama, pois da mesma forma que essa frase mudou a vida do nosso fundador, pode também mudar a vida das pessoas que chegam a nossa comunidade necessitados de amor.

Nosso fundador foi acolhido quando estava embriagado, temos a missão de acolher o alcoólatra da forma que ele chegar. Buscamos encontrar a Face de Cristo no rosto do alcoólatra, e ver que ali estar não apenas um dependente do álcool, mas está a Face do Cristo que sofre. (Jorge Gomes de Azevedo, ARQUIVO KAIRÓS 2007) Nosso carisma é VER NA FACE DO ALCÓOLATRA A FACE DO CRISTO QUE SOFRE.

Os alcoólatras são essas pessoas que sofrem o desprezo e a discriminação no mundo, essa é a realidade de muitos que chegam à comunidade. Muitos já perderam sua identidade de filhos de Deus. Foi preciso nosso fundador viver isso na pele, para hoje ajudar muitas pessoas á serem libertas desse vicio que tem destruído muitas famílias. Os membros da comunidade também viveram na família casos de dependentes do álcool (muitos dos membros já foram vítimas do alcoolismo) e hoje somos chamados a cuidar de pessoas viciadas.

Primeiro devemos cuidar do alcoólatra, depois de passar o efeito do álcool, precisamos evangelizar um homem que estava longe de Deus. “Viver esse Carisma dar trabalho”. (Jorge Gomes)

Nosso primeiro e maior objetivo não é que eles deixem de beber, mas, que tenham uma experiência com Deus e a partir dessa experiência assumam a identidade de filho de Deus, querido e amado por Ele. Ao sentirem-se amados e acolhidos, não encontram mais sentido para beber. Deus passa a ser o maior sentido de viverem.

Muitos, depois de passarem o período de recuperação, sentem também o desejo de entregarem suas vidas ao Pai, são chamados e assumem o Carisma Kaíros. Outros voltam para a família e começam a lutar por uma vida melhor agora com Deus.

“Somos chamados á viver um tempo de graça, chamados a amar. Nosso Carisma Ver na Face do alcóolatra a Face do Cristo que sofre, é um Carisma que exige o ato de amar. Vivemos esse Carisma quando deixamos tudo e assumimos a cruz, sem fugir dela, tenho que ser tempo de graça e tenho que amar mesmo sofrendo , chorando ou sorrindo. O Carisma vivido resgata pessoas para viver também o Carisma. O carisma leva um tempo de graça para aqueles que bebem do Carisma” (Jorge Gomes de Azevedo, ARQUIVO KAIRÓS 2007).
Ainda continua nosso fundador:

Somos chamados a evangelizar, não apenas levar o Kaíros, mas ser um próprio Kaíros na vida dos homens e mulheres que estão longe da Palavra de Deus. O significado da palavra Kaíros: É Tempo de graça. Deus nos chama a sermos esse novo tempo na vida das pessoas, não só levar, mas ser a própria graça, principalmente na vida do alcóolatras, mas, não só deles, no mundo inteiro. Somos uma graça de Deus, e a nossa missão parte daí. Buscamos ser esse tempo de graça e mostrar as pessoas que não estar tudo perdido, que ainda existe solução, pois nós até podemos desistir de Deus, mas Deus nunca desiste de nós. (Jorge Gomes de Azevedo, IDEM)

O Nosso Carisma é de fé, um Carisma que acredita, acredita na cura e na conversão das pessoas, que passam pela experiência do Batismo no Espírito Santo e depois seguem Jesus. “A Fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito daquilo que não se vê.” (Hebreus 11,1) Muitas vezes corremos risco ao acolhermos as pessoas do jeito que chegam, mas pela fé acolhemos, pois acreditamos que é Deus mesmo que cuida de nós. Nosso Carisma é um Carisma de coragem e de fé.
 










Amar e ver na face do alcoólatra a face do Cristo que sofre

O nome da nossa comunidade revela qual é a nossa missão: Ser um Tempo de Graça na vida dos homens e mulheres longe de Deus. Somos chamados a amar e ver na face do alcoólatra a Face do Cristo que sofre. Esse é o nosso Carisma. Assim, pois, acolhemos em nossas casas de recuperação aquelas pessoas que querem libertar-se do alcoolismo. Oferecemos a essas pessoas o que temos de melhor: o amor e a misericórdia de Jesus. E para nós, não há definição melhor de misericórdia, que a trazida pelo Papa Francisco: ‘‘A Misericórdia de Jesus é a paciência, aquela paciência que ele usou com Tomé, quando não acreditou. ’' É na experiência de oração que a Graça acontece e o alcoólatra tem sua vida transformada.








NOSSA IDENTIDADE

Ser e levar um Tempo de Graça a todos, em especial aos novos Bartimeus, através da experiência do Batismo no Espírito Sant

A Comunidade Católica Kairós é uma Associação Privada de Fiéis, fundada na Diocese de Nossa Senhora das Dores (Caruaru PE) no ano de 2006; composta por fiéis leigos, e aberta a todos os estados de vida, celibatários, sacerdotes, casais, diáconos permanentes e solteiros. Homens e mulheres, jovens e adultos vivendo em uma só família de irmãos e irmãs; comprometidos a salvar vidas por amor ao Crucificado. Comprometidos com a Igreja, na pessoa do bispo local e com o bispo de Roma. Todos com um chamado comum, e de acordo com o estado de vida de cada membro, todos assumem compromissos de pobreza, castidade e obediência e se dispõem à vida de oração profunda, exercício de amor fraterno, serviço na Obra e fidelidade e unidade ao Carisma que nasceu para o bem e a edificação da Igreja e para socorrer aquela necessidade do mundo. 

A nossa identidade é definida a partir da promessa de Deus para nós: “Eis que por meio de Maria derramarei um Tempo de Graça sobre o Mundo Inteiro” que é estampada na nossa medalha, por tanto como Identidade da Vocação Kairós, somos chamados a Ser e levar um Tempo de Graça a todos, em especial aos novos Bartimeus através da experiência do (Fogo) Batismo no Espírito Santo. Portanto, o Tempo de Graça nasce para o Mundo Inteiro, mas de forma especial aos rejeitados, excluídos que após uma experiência com o derramamento do Espírito Santo passa a ter uma vida nova, não de excluído, mas de escolhido de Deus.

NOSSA ESPIRITUALIDADE

Somos Marianos e Pentecostais, e como forma de viver nossa espiritualidade vivemos a Oração e Trabalho e o ministério de Cura e Libertação, inspirado em São Bento, e o amor aos últimos dos últimos, inspirado em Madre Teresa de Calcutá. Marianos, pois nascemos do clamor de uma mãe a outra Mãe, por intermédio de Maria houve a intervenção que converteu nosso Fundador e assim fazemos orações marianas diariamente, logo cedo, entoando o magnificat, no meio dia rezando o Ofício da imaculada Conceição e a noite o Santo terço; pentecostais, pois vivemos num constante clamor por um novo pentecostes, pois através da experiência de pentecostes, do Batismo no Espírito Santo a graça da conversão é conhecida, e assim fazemos uso dos diversos dons frutuosos do Pentecostes, e as formas de viver a espiritualidade são inspiradas em São Bento e a Beata Madre Teresa de Calcutá por serem nossos baluartes.


NOSSOS SANTOS BALUARTES


MADRE TERESA DE CALCUTÁ 



O lápis nas mãos de Deus, passou a escrever também na Obra Kairós. 

ACLAMADA PELO SECRETÁRIO GERAL DA ONU COMO A MULHER MAIS FORTE DO MUNDO, MADRE TERESA DE CALCUTÁ GANHOU MUITOS PRÊMIOS E TÍTULOS HONORÁRIOS, ENTRE ELES O PRÊMIO NOBEL DA PAZ, NO ENTANTO, NENHUM DESSES ATRAIA MAIS O SEU OLHAR E O SEU CORAÇÃO DO QUE OS POBRES QUE ESTAVAM NAS RUAS NÃO APENAS DE CALCUTÁ, MAS DO MUNDO INTEIRO. SEU OLHAR VIU CRISTO NO POBRE, E IMPULSIONADA POR ESSE SENTIDO, ROMPEU OS MUROS DE LORETO E FOI PARA AS RUAS DE CALCUTÁ, CUIDAR E VER JESUS NO MAIS POBRE NOS MAIS POBRES ENTRE OS POBRES DO MUNDO. HOJE, ELE É TAMBÉM A BALUARTE DA COMUNIDADE CATÓLICA KAIRÓS, INSPIRAÇÃO PARA NÓS, QUE HOJE VIVEMOS UM NOVO CARISMA NA IGREJA CATÓLICA: VER NA FACE DO ALCÓOLATRA A FACE DO CRISTO QUE SOFRE. MADRE TERESA, O LÁPIS NAS MÃOS DE DEUS, UM SOCORRO PARA O MUNDO TODO.

SÃO BENTO



De São Bento trazemos a prática da oração por cura e libertação. Percebemos desde o início que surgiam em nosso caminho muitas pessoas necessitando não apenas da libertação do álcool, mais de uma libertação espiritual, pessoas atormentadas, e assim começamos a pedir a intercessão de São Bento, rezando sua conhecida oração da Cruz Sagrada e usando sua medalha. Aos poucos Bento de Núrcia foi entrando em nossa casa e fazendo parte de nossa vida.
 


 
CASA DE RECUPERAÇÃO DE ALCOÓLOTRAS E DROGADOS
COMUNIDADE CATÓLICA KAIRÓS
BR 104 - KM 22
VILA DO SOCORRO-TAQUARITINGA DO NORTE-PERNAMBUCO
CEP:55790-000
CONTATOS:(81) 99319-8468 ou 99605770.
EMAIL: comunidadekairosoficial@hotmail