5 de março de 2013

Cardeais enviam telegrama de agradecimento a Bento XVI



A terceira congregação de cardeais para definir quando será o conclave, o encontro secreto que escolherá o novo Papa, ocorreu nesta terça-feira (5) entre 9h30 (5h30, pelo horário de Brasília) e 12h40 (8h40), segundo o Vaticano.

Os cardeais ainda não decidiram a data do início do conclave, mas aprovaram o texto de um telegrama de agradecimento ao Papa Emérito Bento XVI, que já foi enviado, em nome do decano dos cardeais, Angelo Sodano.

Participaram da terceira congregação geral 148 dos 207 cardeais, 110 deles eleitores que vão escolher o sucessor de Bento XVI, que renunciou surpreendentemente ao cargo em 28 de fevereiro.

Cinco eleitores não apareceram, segundo o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi. Eles devem chegar até a quarta.

São eles: Jean-Baptiste Pham Minh Mân (Vietnã), Antonios Naguib (Egito), Karl Lehmann (Alemanha), Kazimierz Nycz (Polônia) e John Tong Hon (Hong Kong).

Onze cardeais pediram a palavra nesta terça, segundo Lombardi. No total, em todas as três congregações, 33 cardeais falaram, de todos os continentes.

Eles debateram sobre a atividade da Santa Sé, o renovamento da Igreja à luz do Concílio Vaticano II, as exigências da nova evangelização pelo mundo e as diversas exigências culturais necessárias para o novo pontífice.

Lombardi afirmou que ainda é "prematuro" falar sobre uma data para o início do conclave.

A maioria dos cardeais chegou e saiu sem falar com a imprensa.
Questionado por jornalistas, o português José Saraiva Martins, que tem mais de 80 anos e por isso não está entre os cardeais eleitores, disse que "o Brasil tem se revelado muito bem".

Diferentemente do que ocorreu na segunda-feira, está prevista apenas uma reunião para esta terça e também para a quarta, por decisão dos cardeais.

O período da tarde destes dois dias deve ser reservado à meditação, à reflexão e ao descanso.

Nesta quarta, os cardeais que quiserem vão fazer uma oração, presidida pelo cardeal Angelo Sodano, na Basílica de São Pedro, às 17h (13h de Brasília). A oração vai ser aberta ao público em geral.

O Vaticano também informou que a visitação de turistas à Capela Sistina, onde ocorrerá o conclave, foi suspensa e já não deve ocorrer na tarde desta terça.




0 comentários: