12 de março de 2014

Exercícios Espirituais para o Papa e Cúria: A fé é encontro com Deus




    O Papa Francisco encontra-se em Ariccia, cidade localizada nos Castelos Romanos, desde à tarde do último domingo, para os Exercícios Espirituais junto com a Cúria Romana.

    Os Exercícios Espirituais têm como tema “A purificação do coração”, se realizam na Casa Divin Maestro dos religiosos Paulinos e estão sendo pregados pelo Pe. Angelo De Donatis, pároco da Igreja romana de São Marcos Evangelista.

    Em sua reflexão, no domingo, Pe. Donatis falou sobre os comportamentos interiores com os quais se entra nos Exercícios Espirituais, recordando “a necessidade de estar aberto à escuta do Espírito Santo a fim de se preparar para viver uma relação espiritual profunda e pessoal com Deus, para ver toda a realidade e reconhecer o lugar que nela nós ocupamos na perspectiva da luz que vem do Pai”.

    No final, acolhendo o convite de Pe. Donatis a viver a experiência dos exercícios em espírito quase monástico, os presentes deixaram a capela em silêncio.

   Na meditação realizada na manhã desta segunda-feira, após a celebração eucarística, o pregador destacou a passagem evangélica da tempestade acalmada enfatizando como o mundo, ao invés de reconhecer a presença e a obra de Deus, se assusta, pois tem de Deus uma imagem assustadora, a mesma que tinham os discípulos que diante da tempestade não tiveram fé e foram tomados pelo medo.

   “Isso acontece quando Cristo não habita em nosso coração, mas quando o nosso coração é habitado por uma religião estéril, a religião de um Deus terrível, horrível, que não tem misericórdia”, disse Pe. Donatis.

   “Da fé passamos a uma religião onde convivem a afirmação dos fariseus, segundo a qual nos levantamos sozinhos do pecado, e a prática da ascese e estoicismo: é preciso fazer isso, então vou fazer. Mas o Senhor vem através de outros caminhos e nos faz entender que os dois comportamentos não são o caminho certo. Por isso, é necessário purificar o nosso ânimo das falsas imagens de Deus, a fim de iniciar um verdadeiro caminho de vida autêntica”, concluiu Pe. Donatis.

Por Rádio Vaticano

0 comentários: