8 de abril de 2014

João Paulo II: Um jovem revolucionário, dócil ao Espírito e sedento por união e santidade.




Homem escolhido a dedo por Deus para ser uma esperança para o povo católico, desacreditado por muitos de ser eleito Papa, por ser um polonês tão novo, com apenas 58 anos, mas era ele quem o Espírito havia escolhido. Desde cedo Karol Wojty?a era um revolucionário, e ainda padre escreveu um influente livro teológico: Amor e Responsabilidade, onde faz uma defesa dos ensinamentos tradicionais da Igreja sobre o casamento a partir de um ponto de vista filosófico novo, que é muito atual, ele sempre lutou em favor dos princípios da Igreja na sociedade. 
 
Um Papa que tinha sede de santidade, foi o papa que mais beatificou e canonizou, ele mostra ao mundo que é sim possível viver e buscar a santidade nos dias de hoje, ele beatificou, por exemplo, a nossa baluarte, Madre Teresa, com quem ele conviveu e teve vários encontros, ela foi beatificada 6 anos após sua morte, canonizou 482 santos, o anseio por viver e ser santo era eminente. 
 
João Paulo II uniu povos, conhecido também como o pontífice que mais fez viagens a países por todo mundo, pode-se dizer que foi o santo padre mais missionário, a vários lugares ele levou a paz e libertação, literalmente, como em Cuba, que fez duras críticas ao regime politico daquele país e solicitou a libertação dos seus presos políticos e no mês após sua visita, foram libertados mais de 200 presos, ou seja, um Papa de grandiosas palavras, mas de importantíssimas obras, é como se João Paulo não se satisfizesse com os muros do Vaticano, ele tinha que está no meio do povo fazendo a ação, ele tinha que ir ao problema para solucionar, e como disse o Papa Francisco, ele ia as periferias, tinha sede de almas. É como se ovelhas, fiéis em todo mundo tivessem se perdido e o pastor saiu em busca das ovelhas, dos seus, o mundo, as ovelhas nos confins da Terra passou a ter o cheiro do seu pastor, passou a ver o Papa na sua terra, e como se não bastasse o missionário que é, ele voltou-se e se empenhou na integração do jovem na Igreja, e em 1985 criou os encontros mundiais da juventude, passou o cheiro de pastor aos jovens, foi mais um dos seus rebuliços, jovens se encontrar para falar de Jesus, de santos, da Igreja, para se confessar, coisas que só João Paulo conseguia fazer, a cara do jovem passou a ser a cara da Igreja. Ele era um pontífice de movimento, o mover do Espírito nele é explícito, a sede de evangelizar de chegaras ovelhas mais esquecidas ardia nele.
 
Ousadia era uma característica forte dele, mas como ele disse no início do seu pontificado: ?Tive medo ao receber esta nomeação, mas o fiz com espírito de obediência a Nosso Senhor e com a confiança total na sua Mãe, a Virgem Santíssima. O homem teme, mas o mover do Espírito nos leva a não regredir, mas prosseguir decididos, firmes.  
 
Foi João Paulo II que proclamou que os novos movimentos e nas Novas Comunidades de Vida e de Aliança são a Primavera da Igreja, que surgem em socorro à Igreja, nós somos um novo povo inspirado neste Papa para ir até os confins levando o Cristo que arde em nós, reflitamos e busquemos conhecer mais a história desse homem que fomenta a ousadia no Espírito, a sede de santidade e de ver uma sociedade que teme e tem a Deus como seu Senhor.
 

 
Autor do texto: João Paulo Silva de Lima - Membro da Comunidade Católica Kairós 


 Missão Caruaru

0 comentários: