14 de maio de 2014

Comunidade Católica Kairós recebe prêmio do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região de Pernambuco








ENTENDA QUAL FOI O RECONHECIMENTO QUE A COMUNIDADE CATÓLICA KAIRÓS RECEBEU NA NOITE DA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO.
 

    Na última terça-feira, dia 13 de maio, celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima, e também o dia de um grande passo na história do nosso país, porque foi nessa data que a Princesa Isabel assinou a famosa Lei Aurea, que aboliu a escravidão no Brasil; e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) condecorou personalidades e instituições com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, justamente em celebração ao 13 de maio, data da abolição da escravatura no país. O evento aconteceu no teatro Luiz Mendonça, parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife.

   O reconhecimento foi criado pelo então presidente do TRT-PE, desembargador José Guedes Correia Gondim Filho, para marcar um século da abolição da escravatura, que ocorreria em 1988, a medalha distingue personalidades e instituições que contribuíram com o aperfeiçoamento do Judiciário Trabalhista ou se destacaram em suas áreas de atuação. A medalha foi entregue pela 26ª vez.

    Durante o discurso, na noite de premiação, o desembargador Ivanildo da Cunha Andrade lembrou a importância da abolição da escravatura para o avanço, aperfeiçoamento e humanização da sociedade, traduzido no direito ao trabalho livre. “Por óbvio, a referência ao 13 de maio é a mais emblemática possível para o Judiciário Trabalhista, porquanto traz à lembrança o advento do homem liberto e do trabalho livre que propiciaria, décadas mais tarde, a expansão da livre prestação de serviços e o surgimento de Justiça especializada, que tem por escopo minimizar  os conflitos resultantes da relação trabalho vs. capital. “

    Lembrou também o desembargador o papel de destaque que exerceu na política nacional o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, que nomeia a comenda do TRT-PE. “Emblemática também é a escolha do Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, pernambucano, ministro do Império, que com a princesa Isabel assinou a Lei Áurea e representa, com este ato, o espírito de Pernambuco, estado que, em tantas quadras, antecipou o sonho de um modelo de sociedade libertária”, definiu.

    A Medalha recebe esse nome em homenagem ao conselheiro, ministro do império, que ao lado da Prnicesa Isabel lutou pela Lei Aurea.

    Este ano foram escolhidas para receber a comenda 22 personalidades e quatro instituições. Houve ainda uma condecoração post mortem. Dentre outros, foram homenageados o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, o vereador do Recife Jurandir Liberal, o advogado Leonardo Coelho, o empresário Fernando Catão, o professor Ailton Arruda, a desembargadora aposentada do TJ-PE Alderita Ramos, o presidente do TRT 23ª, desembargador Edson Bueno de Souza, a vice-presidente do TRT 12ª, Viviane Colucci, o general de brigada Gilberto Pontes Netto, os magistrados da Sexta Região Gilvanildo de Araújo Lima, Mayard de França Saboya Albuquerque e Germana Camarotti Tavares.

    Quatro instituições, a Associação Comunidade Católica Kairós, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Justiça do Trabalho da 6ª Região e o Bloco da Saudade, foram indicadas para receber a medalha; estas se destacaram na sociedade, por seus serviços prestados a todos que necessitam.

    Isso significa que o trabalho da Comunidade Católica Kairós está sendo reconhecido por todo o Estado de Pernambuco; nossos serviços não atendem apenas a cidade onde estamos sediados, mas, vai além fronteiras. A cada dia, a sociedade está reconhecendo nosso trabalho, a nossa missão, e isso é uma Bênção de Deus. 


Diogo Rogério (Membro da Comunidade Kairós)

 

0 comentários: