19 de maio de 2014

Sofrimento é realidade que Jesus ensina a viver, diz Papa





O Papa Francisco concluiu sua série de audiências, na manhã deste sábado, recebendo, na Sala Paulo VI, no Vaticano, cerca de cinco mil peregrinos das Associações fundadas pelo beato Luigi Novarese, entre os quais 350 em cadeiras de roda.
O encontro com o Papa se realiza, precisamente, após um ano da beatificação de Luigi Novarese, sacerdote nascido, em 1914, na diocese de Alessandria, Itália, e falecido, em 1984, em Rocca Priora, nas imediações de Roma. Este ano ocorre o Centenário de nascimento de Novarese, definido por João Paulo II, “apóstolo dos enfermos”.
No discurso que entregou aos numerosos presentes, o Santo Padre apresentou o Beato fundador como “um sacerdote apaixonado por Cristo e pela Igreja e um zeloso apóstolo dos enfermos”.
Sua experiência pessoal de sofrimento, quando foi acometido por uma tuberculose óssea na infância, tornou-o sensível à dor humana, a ponto de fundar duas Associações: os Operários Silenciosos da Cruz e o Centro de Voluntários do Sofrimento.
A seguir, o Pontífice recordou a bem-aventurança “Felizes os que choram, porque serão consolados”, referindo-se à condição da vida terrena: o sofrimento humano. Jesus também passou pelas aflições morais e físicas e as humilhações, assumindo os sofrimentos na sua carne, como a fome, o cansaço, as amarguras, as traições, o abandono, a flagelação, a crucificação.
Porém, ponderou o Papa, ao afirmar que são bem-aventurados os que choram, Jesus não declara feliz uma condição desfavorável da vida. O sofrimento não é um valor em si mesmo mas uma realidade que Jesus ensina a viver com a atitude justa, com confiança e esperança, colocando o amor de Deus e do próximo também no sofrimento.
Precisamente isto, quis ensinar o Beato Luigi Novarese, que orientou os enfermos e os portadores de deficiências a dar o devido valor ao sofrimento, assumindo-o com fé e amor.
Uma pessoa doente, explicou Francisco, pode ser apoio e luz para outros sofredores. Por isso, exortou os peregrinos a manterem o carisma de seu fundador, beato Luigi Novarese, como dom para a Igreja, sendo solidários com as pessoas sofredoras nas paróquias, como testemunhas de Cristo ressuscitado.
Assim, concluiu o Papa, “vocês poderão enriquecer e colaborar com a missão evangelizadora da Igreja”.

Fonte : Canção Nova Notícias

Postagens Relacionadas:

  • “Vinde a mim!” Convite de Jesus é atual, explica o Papa “Vinde a mim!” Esse convite de Jesus, explica Francisco, estende-se até os dias atuais, para chegar a muitos que estão oprimidos No Angelus deste domingo, 6, o Papa Francisco refletiu sobre o convite de Jesus no … Read More
  • O que são as indulgências? Como obtê-las? Há um tesouro inexaurível comprado por Cristo para ser distribuído aos pecadores, e a este montante devemos ainda acrescentar os méritos da Santíssima Virgem Maria   Por Padre Michel Six, EPIntroduçãoImaginem… Read More
  • Francisco poderá visitar amigo pastor O líder evangélico já foi recebido por Bergoglio na Argentina O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou, nesta quinta-feira, 10, a possibilidade de uma visita do Papa Francisco ao pastor evangélico, G… Read More
  • Pizza e Evangelho, nova forma de evangelizar Padre Raschetti, o pároco pizzaiolo, reúne, por meio da pizza, jovens da periferia para falar de Jesus   Na periferia de Roma, na Paróquia de São Cleto e Santa Agostina, um jovem sacerdote experimentou com sucesso… Read More
  • Sou um Jovem realizado , confira esse testemunho Trazemos para você, vocacionado, que tem o desejo de se tornar um membro Kairós, mais um Testemunho Vocacional Kairós, o membro Thiago Rogério, é coordenador do MAK(Ministério de Artes Kairós), com o MAK Deus tem surpr… Read More

0 comentários: