14 de agosto de 2014

As 3 melhores maneiras de viver o perdão

                                                                              © Ana Blazic Pavlovic/SHUTTERSTOCK


Aprenda o jeito mais eficaz de conjugar o verbo perdoar: eu me perdoo, tu me perdoas, eu te perdoo

 

O Evangelho de Mateus nos traz a grande resposta que Jesus deu a Pedro quando este lhe perguntou quantas vezes é preciso perdoar o irmão, já que a lei dos judeus limitava a quantidade a três vezes.
 
Pedro, querendo ser generoso, multiplicou esse número por dois e acrescentou mais um, acreditando que a resposta de 7 vezes seria a mesma do Mestre. Mas sua surpresa foi grande ao escutar de Jesus que devemos perdoar até setenta vezes sete, ou seja, sempre.
 
Foi por isso que Jesus lhe contou a parábola do rei que ajustou contas com os seus empregados, perdoando a um deles tudo o que devia; mas este, ao não fazer o mesmo com uma das pessoas que lhe devia dinheiro, foi chamado novamente pelo rei para ser castigado pelo que deixou de fazer: perdoar. O empregado foi levado à prisão até que pagasse tudo o que devia (cf. Mt 18, 21-35).
 
Pais, a melhor maneira de ensinar à família o tema do perdão é por meio do nosso exemplo, ou seja, por meio do testemunho que nós damos interna (eu me perdoo) e externamente (eu te perdoo, tu me perdoas) no lar.
 
Estas três maneiras de perdoar caminham unidas, já que cada pessoa só pode oferecer o que leva no coração.
 
Para isso, convidamos você a analisar sua vida pessoal por meio de algumas perguntas que o ajudarão a avaliar sua relação com operdão:
 
Eu me perdoo
 
Você cometeu muitos erros na vida? Quais? Continua repetindo estes erros? Gostaria de transformá-los em oportunidades? Você quer se perdoar? E se compromete a deixar de cometer esses erros?
 
Tu me perdoas
 
Você ofendeu alguém com sua atitude ou com as suas ações? Pediuperdão? Gostaria de pedir perdão novamente ou pela primeira vez a essa(s) pessoa(s)? Você se compromete a mudar esta atitude ou jeito de ser que não o deixa crescer como pessoa?
 
Eu te perdoo
 
Alguém já lhe pediu perdão? Como você reagiu? Perdoou de verdade? Está disposto a perdoar de coração? Quer dizer a essa(s) pessoa(s) que você realmente a(s) perdoou?
 
Pais, estas três maneiras de trabalhar o perdão podem nos ajudar a criar fortes laços de amizade na comunidade e mais amor na família. Lembrem-se de que o perdão não pode somente ser ensinado: precisa ser praticado! E há melhor lugar que o lar?
 
O mais interessante do perdão é que é setenta vezes sete, ou seja, sempre. Não são sete vezes, como supôs Pedro, nem três vezes, como acreditavam os judeus.
 
Ainda dá tempo, comece agora!
 
(Artigo publicado originalmente em Por tu Matrimonio)

0 comentários: