8 de outubro de 2014

CNBB divulga primeiro texto da Campanha da Fraternidade 2015




A CNBB já inicia os preparativos para a próxima Campanha da Fraternidade, com o propósito de recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de Fé, através do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade. 

Embasado no Concílio Ecumênico Vaticano II, o tema do evento organizado pela Igreja para 2015 será Fraternidade: Igreja e Sociedade", bem como o lema "Eu vim para servir" (cf. Mc 10, 45).
O documento, usado no intuito de auxiliar as atividades da Campanha seguinte, já se encontra disponível nas Edições CNBB.

O texto tem por finalidade refletir a dimensão da vida em sociedade em meio a convivência coletiva, contendo leis e normas de condutas, organizadas por critérios e, principalmente, com entidades que "cuidam do bem-estar daqueles que convivem", segundo explica o site da Conferência.
Durante a apresentação do texto, o Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, lembra que a Campanha da Fraternidade 2015 convida os fiéis a refletirem e rezar pelo enlace entre a Igreja e a sociedade.

Segundo o prelado, essa "será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II", que nos levam a ser "uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana".
"Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade esteja a serviço de todos", completou Dom Steiner.

As propostas do subsídio estão representadas em quatro capítulos. No primeiro, são mostradas as reflexões acerca do "Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil", "A sociedade brasileira atual e seus desafios", "O serviço da Igreja à sociedade brasileira" e a "Igreja - Sociedade: convergência e divergências".

Na segunda parte, o documento explica a relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus, à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social.
No terceiro capítulo, será refletido a "Dignidade humana, bem comum e justiça social" e "O serviço da Igreja à sociedade".

E no quarto e último, são apresentados os resultados da Campanha da Fraternidade deste ano, além dos projetos atendidos por região e o histórico dos últimos eventos e temas discutidos nos anos anteriores. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

0 comentários: