10 de novembro de 2014

Comunidade Kairós participou da XXI Assembleia Diocesana Pastoral.



A Diocese de Caruaru realizou no último Sábado, dia 08 de Novembro, a XXI Assembleia Diocesana de Pastoral. O encontro aconteceu no Salão do Santuário da Graça no Bairro Petrópolis, Caruaru – PE. A Assembleia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardino Marchió, Dom Dino. 

Foi um momento muito importante para toda a Igreja de Caruaru, onde foram definidas as novas prioridades da Diocese para os próximos três anos, que são: Família, Iniciação Cristã e Religiosidade Popular; além do mais, foram tocados em muitos pontos importantes/atuais para nossa Igreja. A Assembleia foi o momento de também eleger o novo Coordenador Diocesano de Pastoral. Todos os presentes puderam votar, e elegeram o padre Zenilson, como novo coordenador, substituindo o padre Janailton. 

Embora já tenham existido muitas outras assembleias diocesanas, essa merece destaque e título de inédita, pelo fato de firmar grande representatividade, reunindo participantes dos mais diferentes segmentos da vida diocesana. Foram mais de 400 participantes de todas as paróquias dos municípios que compõem a Diocese de Caruaru. 

O encontro começou as 8h com a celebração da Missa aonde estiveram presentes todos os padres e diáconos, juntamente com o Bispo. Depois foram realizadas palestras sobre o tema central: “Comunidades em Missão.” Destaco aqui a palestra do padre João Paulo, que nos provocou a refletir e agir diante dos novos e grandes desafios para a evangelização, para a Igreja Católica. Foi falado muito em “acolhimento”, afeto, ação do Espírito Santo, motivando a Diocese a trilhar também um caminho de formação para alcançar os corações das pessoas. Ficou claro para todos que é urgente uma nova evangelização, não partindo de transmissão de conhecimentos e conteúdos teóricos, teológicos, mas, partindo do afeto, da emoção. Essa é a proposta do Papa Francisco, com o seu testemunho, o santo padre tem nos ensinado desde que assumiu a coordenação da Igreja, que é preciso sair de si, romper os muros da indiferença e ir ao encontro do outro: A Cultura do Encontro! Onde todos saem ganhando, porque de um modo ou de outro, todos são afetados. 

O contato com o outro é muito importante, mas, precisamos da Graça do Espírito Santo, para conseguirmos dar passos, pois, não é uma tarefa fácil. 

Aconteceram também encontros de subgrupos, onde de forma prática e bem direta, cada participando pode opinar, contribuindo para a elaboração de novos projetos para Diocese.
A Comunidade Kairós esteve presente, participando junto a outras novas comunidades, que representam uma forte expressão de evangelização na Diocese. Estavam presentes representantes de cerca de 18 novas comunidades presentes na Diocese. Participar de um momento tão importante para toda a nossa Diocese gera uma verdadeira alegria no coração de cada membro da Kairós; porque nos faz sentir ainda mais Igreja, de forma participativa, no sentido total da palavra, hoje a Comunidade Kairós tem uma participação-ativa na Diocese, e isso é uma Bênção de Deus! 

Alegrei-me muito em ver que diante de tudo que foi trago para discussão, estamos no caminho da Igreja, estamos no caminho certo. A Comunidade Kairós tem dado uma resposta aos apelos do santo padre, o Papa Francisco, seja nas demandas sociais, da comunicação, do ecumenismo, da cultura do encontro, do sair e ir às ruas. Agora, queremos, com o nosso testemunho, expandir essa evangelização para maior parte de nossa Diocese, como foi falado no grupo temático que participei: “muitas vezes, belos trabalhos e eficazes missões existem, mas ainda não há uma visibilidade que alcance a diocese, as paróquias.” 

No final da Assembleia, o nosso Bispo Diocesano apresentou o Diretório dos Sacramentos, subsídio elaborado durante anos por uma comissão da Diocese, onde oferece as corretas orientações para a vida sacramental, para a ministração e prática dos sacramentos. Por fim, todos os padres acenderam cada um, a sua vela, representado a Luz que estavam levando as suas paróquias. 

Louvo a Deus por este momento de Graça, por esse tempo de Deus!


Diogo Rogério
Formador Geral da Comunidade Católica Kairós


MAIS FOTOS :





0 comentários: