18 de janeiro de 2014

Graça de Deus ou Desejo de Homens - Comunidade Católica Kairós






É comum escutarmos de pessoas mal informadas ou mal intencionadas falarem das Comunidades de Vida ou Novas Comunidades como queiramos chamar. Contudo, tais pessoas, não tem percebido o quanto essas comunidades tem feito bem para a Igreja, que deve ser Casa de Acolhida e Escola Samaritana.

    Creio que, o que não conseguimos fazer, por infinitos motivos nas nossas Paróquias, essas Comunidades vem suprir estas carências; sendo hoje quase que indispensáveis para uma prática pastoral e evangélica mais completa e dinâmica a presença dessas, que fazem desaparecer os hiatos de nossa evangelização; na qual a Comunidade Paroquial ensina, exorta e convida os fieis a uma prática amorosa e solidária, enquanto,  as Comunidades por meio de seus carismas exercem o seu papel mais prático e presente junto aos tantos sofredores.

    Aqui me reporto a grande relevância que tem assumido a Comunidade Católica Kairós dentro de nosso território paroquial. A mesma, como desejo de Deus e abraçada por homens e mulheres pela causa dos marginalizados tem se destacado pelo seu trabalho junto aos últimos dos últimos. Seu imenso carinho pelos alcoólatras, prostituídos e moribundos, leva-nos a compreender o grande sonho de Deus para os seus filhos(as), dar vida aos que já não a tem!
    Nesta Comunidade, homens e mulheres consagrados doam sua vida pela causa do próximo, mas sobretudo, por Deus na pessoa de cada sofredor. Lembro-me que há mais ou menos um mês estive visitando um doente chamado Sr. Severino nesta Comunidade, e confesso, fiquei surpreso ao ver o carinho com que tratam aquele homem, que outrora abandonado por seus familiares e a sociedade foi acolhido nesta Obra de Deus. Ao vê-lo, lembrei-me da passagem bíblica que diz: “O zelo por minha casa me consome!” (Jo 2, 17). Pois é, aquele homem é o templo sagrado que deve ser cuidado e venerado porque o próprio Deus está nele.

    Esta minha visita foi algo repentino, sem aquela Comunidade saber. Além do mais, a Kairós tem assumido um papel fundamental com relação ao meio ambiente, pois como se sabe, a mesma sobrevive do lixo que reciclado tem virado luxo dando conforto e dignidade aqueles (as) que lá moram.

    Por isso, amados(as) se você faz parte daqueles que tentam deturpar esta(s) Obra(s) de Deus, convido-lhe a conhecer tal(ais) Comunidade(s), ou ao menos refletir se você teria a coragem de fazer o que eles(as) fazem por aqueles que perderam tudo, mas que graças a um grupo de apaixonados por Deus encontraram acolhida e consolo. Deus os abençoe.

                                                    Padre Sandro Sebastião
                                                        Paróquia São José
                                                         Pão de Açucar/PE

0 comentários: