18 de janeiro de 2014

Nosso Carisma









Ver na Face do alcoólatra, a Face de Cristo


Quando Deus suscita um Carisma, já existe no mundo uma necessidade daquele Carisma, sendo assim, cada um responde e socorre uma necessidade urgente no mundo.


    Desde o início da comunidade, o trabalho de recuperação com os alcoólatras foi um traço fundamental do nosso Carisma. Eles foram chegando, começamos ajudando um, depois outro e foram chegando mais, aos poucos estamos percebendo para quais situações Deus nos gerou. Depois, percebemos que o cuidar e o ajudar o alcoólatra a se recuperar não era apenas um traço, mas sim, o nosso Carisma. Nascemos para isso! Nosso Carisma é acolher e ajudar os alcoólatras de forma diferente, com amor, alegria e oração, apresentando-lhes a Palavra de Deus. Acreditamos que só pela força da oração eles podem se recuperar. Não olhamos a maneira na qual eles chegam sujos ou bêbados, dizemos que Jesus o ama, pois da mesma forma que essa frase mudou a vida do nosso fundador, pode também mudar a vida das pessoas que chegam a nossa comunidade necessitados de amor.


Nosso fundador foi acolhido quando estava embriagado, temos a missão de acolher o alcoólatra da forma que ele chegar. ??Buscamos encontrar a Face de Cristo no rosto do alcoólatra, e ver que ali estar não apenas um dependente do álcool, mas está a Face do Cristo que sofre.?? (Jorge Gomes de Azevedo, ARQUIVO KAIRÓS 2007) Os alcoólatras são essas pessoas que sofrem o desprezo e a discriminação no mundo, essa é a realidade de muitos que chegam à comunidade. Muitos já perderam sua identidade de filhos de Deus. Foi preciso nosso fundador viver isso na pele, para hoje ajudar muitas pessoas a serem libertas desse vício que tem destruído muitas famílias. Os membros da comunidade também viveram na família casos de dependentes do álcool (muitos dos membros já foram vítimas do alcoolismo) e hoje somos chamados a cuidar de pessoas viciadas.


    ??Primeiro devemos cuidar do alcoólatra, depois de passar o efeito do álcool, precisamos evangelizar um homem que estava longe de Deus. Viver esse Carisma dar trabalho?. (Jorge Gomes, ARQUIVO 2007)


    Nosso primeiro e maior objetivo não é que eles deixem de beber, mas, que tenham uma experiência com Deus e a partir dessa experiência, suas vidas sejam transformadas por esse Deus de amor. Ao viverem a experiência com Jesus, já não encontram mais sentido para beber. Deus passa a ser o maior sentido de viverem. A Kairós acredita que o Batismo no Espírito Santo pode libertar o homem de qualquer vício. Muitos, depois de passarem o período de recuperação, sentem também o desejo de entregarem suas vidas ao Pai, são chamados e assumem o Carisma Kaíros. Outros voltam para a família e começam a lutar por uma vida melhor agora com Deus.


    ?Somos chamados á viver um tempo de Graça, chamados a amar. Nosso Carisma ??Ver na Face do alcoólatra a Face do Cristo que sofre??, é um Carisma que exige o ato de amar. Vivemos esse Carisma quando deixamos tudo e assumimos a cruz, sem fugir dela, tenho que ser tempo de Graça e tenho que amar mesmo sofrendo , chorando ou sorrindo. O Carisma vivido resgata pessoas para viver também o Carisma. O carisma leva um tempo de graça para aqueles que bebem do Carisma? (Jorge Gomes de Azevedo, ARQUIVO KAIRÓS 2007).


    Ainda continua nosso fundador: ??Somos chamados a evangelizar, não apenas levar o Kaíros, mas ser um próprio Kaíros na vida dos homens e mulheres que estão longe da Palavra de Deus. O significado da palavra Kaíros é Tempo de Graça, ou Tempo de Deus... Deus nos chama a sermos esse novo tempo na vida das pessoas, não só levar, mas ser a própria graça, principalmente na vida do alcoólatras, mas, não só deles, no mundo inteiro. Somos uma graça de Deus, e a nossa missão parte daí. Buscamos ser esse tempo de graça e mostrar as pessoas que não estar tudo perdido, que ainda existe solução, pois nós até podemos desistir de Deus, mas Deus nunca desiste de nós. (Jorge Gomes de Azevedo)

0 comentários: