30 de abril de 2014

Ele Venceu o Mundo !





    Quando o vigor e as forças dos músculos, a agilidade da mente, a energia e a saúde do corpo o abandonaram, ele não ocultou suas fraquezas e os seus suspiros exalavam uma frase: EU VENCI O MUNDO! Karol Wojtyla, o nosso inesquecível Papa João Paulo II, nunca parou nas suas limitações físicas, apesar da fragilidade o sopro de juventude permanecia em seu coração, a busca, a sede por jovens era sua marca, andou o mundo inteiro, deu paz à guerras, transformou a igreja, enfrentou diversas vezes a morte cara a cara, alcançou corações impossíveis de se alcançar, amou até as últimas consequências, nos ensinou a perdoar como Jesus (De cima de cruz, quando as chagas ainda doem).

    João Paulo II amava esperar dos que ninguém esperavam, semear onde ninguém queria semear, amar os que ninguém queria amar, ele conseguia libertar presidiários que permaneciam presos, mas livres em coração, nos ensinou que nem as piores prisões são capazes de prender um coração voltado a Deus. Mas o seu amor nasceu em desastres, dores, lágrimas, percas, perseguições, guerras, mortes, solidão, perguntas que ficaram sem respostas e ausências que não tiveram reencontros, somente saudade, lembranças, e dor.

    O peregrino do amor foi um jovem comum, pertenceu a um grupo de amigos, teve família, estudou, praticou esportes, amou futebol, teatro, amou os amigos, mas teve caminhos traçados na dor, a vida não lhe pediu opinião ao retirar as pessoas que ele mais amava. Karol wojtyla seguiu o caminho do sacerdócio, em uma época de “caça aos Padres”, Permaneceu muito tempo escondido em porões subterrâneos. Mas as dificuldades não resultaram em amargura, as lutas de João Paulo II o levaram ao encontro com Jesus, e ficou tão íntimo que aprendeu amar como Ele, até a morte. O seu exemplo trás para nós a certeza que nenhuma situação forte o bastante para abafar o amor de Deus, e que nós cristãos devemos entregar e amar todos como cristo nos amou. A ousadia “daquele Santo velhinho” deixou muitos jovens com sede de serem santos, de serem anunciadores da boa nova.

    As palavras encorajadoras daquele “Bom velhinho” eram as mesmas palavras de um jovem que enfrentou as guerras, as percas, as lágrimas, que trabalhou duro em uma pedreira, e que muitas vezes se escondeu para não morrer, testemunhando seus amigos um a um sendo assassinados , aquele jovem sofrido e destemido, agora “velhinho” era o Papa João Paulo II que com o coração cheio de juventude nos encorajava: “Não tenhais medo de ser santos, o mundo precisa de santos, jovens santos, que usem calça jeans, que comam HOT DOG, e bebam coca- cola, que andem nas ruas com seus Ipods, mas que não deixem de ser santos”... Tinha tudo pra ser amargurado e frustrado, mas escolheu vencer o mundo!


Thiago Rogério (Membro da Comunidade Kairós - SEDE)

0 comentários: