10 de julho de 2014

Avança processo de beatificação de bispo que atuou no Brasil



Dom Viçoso, natural de Portugal, foi nomeado Bispo de Mariana (MG) em 1843 e governou a diocese por 29 anos

O Papa Francisco recebeu nesta terça-feira, 8, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, e autorizou a promulgação de alguns decretos. Dentre eles, consta a declaração das virtudes heroicas do Servo de Deus Antonio Ferreira Viçoso, da Congregação da Missão, que foi bispo de Mariana, em Minas Gerais.
Sobre Dom Viçoso
Natural de Peniche, em Portugal, foi ordenado sacerdote em 1818, e chegou ao Brasil de dom João VI no ano seguinte. Inicialmente abriu o Colégio do Caraça e se dedicou ao serviço da Palavra de Deus, pregando frutuosas missões nos povoados mineiros. Ocupado depois na educação da juventude, esteve por 15 anos em Jacuecanga, entorno de Angra dos Reis.
Regressando a Minas (1837), foi eleito Superior Geral dos Lazaristas e, no ano de 1844, foi ordenado Bispo no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro. Pertencia ao grupo de reformadores, que seguiam a orientação do Papa e não do Imperador, como Dom Vital de Oliveira e Dom Macedo Costa. Reformou o Seminário de Mariana, fundado em 1750, aplicando as normas do Concílio de Trento para a formação do clero.
Governou a diocese de Mariana por 29 anos: foi pastor dos pobres e órfãos, protetor dos escravos, abnegado missionário, reformador do clero, defensor dos direitos da Igreja, exemplar devoto da Virgem Maria. Seu nome não mais se apagou na memória agradecida dos mineiros. Morreu em 1875.
Dom Silvério Gomes Pimenta, seu afilhado e primeiro biógrafo, abriu seu Processo de Canonização em 1875. Há quase um século, a Cúria de Mariana vem recebendo ininterruptamente comunicações iteradas de bênçãos, graças e favores atribuídos à mediação celeste de Dom Viçoso. A maioria destas manifestações de agradecimento chega do território mineiro, mas muitas procedem de outras localidades, inclusive do exterior (Portugal, Canadá).
Dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 2006 e cujo processo de beatificação está em curso desde agosto de 2011, teria rezado pedindo a intercessão de Dom Viçoso para o restabelecimento, depois de grave acidente de carro sofrido em 1990.
Assim como Dom Luciano, o Venerável Dom Viçoso está também enterrado na cripta da Catedral da Sé, em Mariana.
Outros decretos
Vários outros decretos também foram autorizados pelo Papa, sendo declaradas as virtudes heróicas de:
Saturnino López Novoa, Sacerdote diocesano espanhol, Co-fundador da Congregação das irmãs Pobres dos Idosos Desamparados (1830-1905);
Giuseppe Augusto Arribat, Sacerdote professo Salesiano francês ( 1879-1963);
Maria Verônica da Paixão, monja professa carmelita, fundadora da Congregação do Carmelo Apostólico, nascida na Turquia em 1823 e falecida na França em 1906;
Elena da Persico, Fundadora do Instituto Secular das Filhas da Rainha dos Apóstolos, italiana (1869-1948);
Gaetana do Santíssimo Sacramento, italiana, primeira Superiora Geral da Congregação das Pobres Filhas de São Caetano (1870- 1935);
Marcello Candia, leigo italiano, nascido em 1916 e falecido em 1983.

Fonte : Canção Nova Notícias

0 comentários: