5 de agosto de 2014

Os truques do pecado


Os conselhos espirituais de Santo Agostinho contra o inimigo: satanás

 

Quais são as estratégias que o inimigo usa para fazer com que você acredite em suas mentiras? Entender isso é o início da sua liberdade. Antes de tudo você precisa ser mais astuto do que pensa que é. Saiba bem que você é sempre atacado nos pontos fracos, onde você é mais desprovido, e inclina-se a cair e a temer as chantagens, fraquezas e também pequenas formas de corrupção. 

Onde você é fraco - e a carne, segundo a comunidade de Marcos, é sempre fraca (Mc 14,38) - cresce uma dinâmica parecida àquela que denuncia o apóstolo Paulo: “faço aquilo que não quero”. Por quê? Ninguém nunca está disposto a aceitar o próprio limite. Se você aceitasse as fraquezas, elas poderiam ser mantidas “sob controle”.

Não dar nome às próprias fraquezas e fingir que elas não existem é a condição para permanecer bloqueado e aprisionado exatamente no lugar onde você gostaria de ser libertado. Atrás das concupiscências, ganâncias, cobiças, você pode ver seus impulsos mais fortes e onde é mais fácil se enganar. E agora? Santa Faustina nos diz: “É preciso ser bem consciente ao invés de fechar os olhos e deixar que o mal entre em você, seja vigilante e confie em Deus”. 

A estratégia do inimigo é colocar em você o medo. O meio que ele utiliza para isso é a mentira, a sua estratégia é estudar os seus pontos fracos, suas armas são construídas para demolirem o seu trabalho bom e sincero que concilia e cura as suas fraquezas. 

Por isso, Inácio de Loyola compara a vida interior a um castelo: você é feito como um grande castelo que pode ser atacado porque deixa sempre aberta uma porta secundária ou uma janela.

São as vozes do mal que entram nos seus pontos fracos para lhe fazer mal, onde a sua vontade é mais fraca e a sua inteligência mais confusa, ali onde você se torna mais frágil.

Mas a sua estratégia não de ser se fechar no seu castelo, tentando desesperadamente fechar todos os buracos que foram abertos.

É justamente através de sua fraqueza que entra a força de Deus. Existe um lugar secreto dentro de você que ninguém pode violar ou acessar, apenas você mesmo. Este lugar se chama consciência.

Neste lugar descobrimos que o Senhor nunca nos abandona, dá-nos sempre a força que ajuda, nenhuma dor resiste quando Ele está próximo. As melhores orações são aquelas que fazemos nos momentos em que precisamos. Naqueles momentos saem as palavras de “conexão” mais bonitas para entrar no Seu coração.

O que fazer e como pedir a capacidade de fazer o bem? Pode ser uma descoberta responder como o Rei Samuel no primeiro livro dos Reis e capítulo 3: O Senhor apareceu a Salomão "em sonhos em Gabaon durante a noite, e disse-lhe: Pede-me o que queres que eu te dê. Salomão disse: (...) 'Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso?' O Senhor agradou-se dessa oração".

Fonte : Aleteia.org 

0 comentários: