11 de agosto de 2014

Papa Francisco comovido com a história de Estela de Carlotto



Após 36 anos, a presidente da "Avós da Plaza de Mayo" pôde conhecer a identidade do seu neto

 

 O Papa Francisco recebeu “comovido” a notícia da recuperação da identidade do neto da presidente das "Avós da Praça de Maio", Estela de Carlotto, de acordo com o mestre de cerimônias papal.

Monsenhor Guillermo Karcher se pronunciou depois que a imprensa argentina anunciou que após 36 anos foi revelada a identidade do neto de Estela, nascido quando a mãe estava detida no centro clandestino “La Cancha”, durante a última ditadura militar argentina.

Cinco horas depois do nascimento, o menino foi tirado dos braços da mãe, Laura, e depois entregue a um casal que não podia ter filhos e o adotou.

Em declarações publicadas no jornal italiano Avvenire, o mestre de cerimônias do Papa explicou que a notícia suscitou profunda emoção em Francisco, “como em todos nós argentinos: está relacionada a uma parte da nossa história e o reencontro do neto por parte da senhora Carlotto é um feixe de luz”.

“Deus quer continuar a premiar a perseverança no amor, que alimenta e reforça o espírito de reconciliação nacional e torna real aquilo que profetiza o Cântico dos Cânticos: ‘o amor é mais forte do que a morte’”, acrescentou o colaborador do Papa em declarações à agência argentina Telam.

O Papa Francisco tinha encontrado Estela de Carlotto, presidente da associação “Avós da Praça de Maio”, em 24 de abril de 2013. “Podem contar comigo”, respondeu o Papa aos representantes do movimento, que naquela ocasião tinham pedido ajuda na busca, através dos arquivos da Igreja argentina e do Vaticano, para procurar os filhos desaparecidos, tirados dos pais durante a ditadura.

Laura tinha colocado o nome no seu filho de Guido. Agora a imprensa argentina revelou que a família adotiva o chama de Ignacio Hurban. O menino descobriu as próprias origens porque, por causa de algumas dúvidas pessoais, fez o teste de DNA, que revelou a sua origem biológica.

O jovem vive em Olavarría, próximo a Buenos Aires, é pianista, arranjador e compositor profissional. Também é diretor da escola de música “Hermanos Rossi”. Além de já ter lançado vários CD’s.

Fonte : Aleteia

0 comentários: