25 de setembro de 2014

A Comunidade Kairós nasceu para o bem da Igreja!



Amamos a Igreja Católica, e provamos esse amor, testemunhando’’ (Jorge Gomes)


Queridos irmãos, nesse mês trago a vocês uma formação falando sobre o nosso amor à Igreja Católica, a qual pertencemos, e sobre esse SER IGREJA  na Vocação Kairós.  

‘‘A Comunidade Católica Kairós nasceu no seio da Igreja Católica Apostólica Romana. Numa terça-feira à noite, durante um grupo de oração da Renovação Carismática Católica, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Santa Maria do Cambucá, PE.’’  (Nossos Estatutos - Artigo 09). Tudo começou dentro de uma Igreja, onde Nossa Senhora é a padroeira. Os fatos históricos já mostram que nunca estivemos fora do contexto eclesial. Somos Igreja Católica! Somos a Comunidade Católica Kairós! Nascemos na Igreja e para a Igreja. Ser Kairós é ter obediência a Igreja Católica. Uma das coisas mais importantes que nosso Fundador preserva na Comunidade Kairós é o respeito e a obediência à hierarquia da Igreja, ‘‘porque essa grande e bela Obra perderia sua grandeza e sua beleza se não estivesse no contexto eclesial, principalmente pela via da Obediência.’’ (Escrito Quem Obedece pesca o Peixe Certo).


Cada irmão da Comunidade de Vida ou de Aliança Kairós consagra-se livremente ao Senhor com o intuito de fazer somente a vontade de Deus. De Sua parte, o Senhor concede-lhe o dom da Obediência, para que em tudo procure conhecer e fazer esta vontade, que para nós, se manifesta através da Palavra de Deus, da Doutrina e Tradição Igreja, dos Escritos do Fundador, dos Estatutos da Comunidade, e das autoridades constituídas. Como os outros Conselhos Evangélicos, somos chamados pelo Senhor a viver o dom da Obediência e do amor à Igreja Católica Apostólica Romana. Temos nela (na Igreja) um seguro caminho de santidade, de escuta e cumprimento da Vontade de Deus para todos os membros. Na Vocação Kairós, vivemos esse dom e por ele nos deixamos santificar através da Igreja, e da nossa vida expressa nos nossos Estatutos e Regras, das nossas autoridades e da nossa própria vivência comunitária cotidiana.

‘‘A obediência é uma condição e um verdadeiro caminho para viver na Comunidade Católica Kairós. Ser discípulo do senhor nos tempos de hoje, requer prontidão e disposição para escutar e obedecer a vontade de Deus através dos nossos superiores. Com docilidade de mente e abertura de coração queremos ser submissos e obedientes ao Papa, ao Bispo da Diocese em que a Kairós se fizer presente e aqueles a quem Deus constituiu como autoridades na comunidade.’’ (Nossos Estatutos – Artigo 66)

Amar a Igreja é amar pessoas, e o nosso Carisma tem um papel fundademental no seio da Igreja Católica Apostólica Romana. Amamos a Igreja Através do nosso Carisma: ‘‘Amar e ver na face do alcoólatra a face do Cristo que Sofre.’’ Esse é o nosso Carisma, amar aqueles que estão longe de Jesus e de sua verdadeira Igreja que é aquela que o Senhor fundou sobre Pedro: ‘‘Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.’’(Mt 16;18)

Jorge nos diz em um de seus livros: ‘‘Como a nossa Igreja é linda! Veja o que a Igreja Católica nos proporciona; a mudança de uma condição para outra. Da morte para a vida, do pecado para santidade.’’ (Uma Voz que Clama no Deserto) Ainda continuando nas palavras do nosso fundador, sendo que em outro livro: ‘‘Precisamos nos aproximar dos nosso padres e bispos, precisamos nos ajudar, precisamos nos encontrar, e firmar nossos vínculos e nossos laços eclesiais (...) Só a nossa Igreja tem os Mártires, os Santos Doutores, os Confessores, só ela tem mais milhares de santos que deram a vida por Jesus. Temos o Papa, temos o Catecismo, nossa Igreja é completa. A Igreja Católica nunca perdeu a esperança, nunca perdeu a fé.(...) A Igreja é esperança para nós, e nós (como nova comunidade) somos esperança para a Igreja. (Livro Fé, Fundamento, Esperança e Certeza).  

Amamos a Igreja com nosso testemunho e obediência ao Papa Francisco, e aos nossos Bispos. ‘‘As Novas Comunidade, são os sinais luminosos da beleza de Cristo na Igreja’’ (Bento XVI) Que o Senhor nos dê a graça de ‘‘conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz’’ (Efésios 4,5).



                               André Soares ( Membro da Comunidade Kairós )

0 comentários: