25 de setembro de 2014

Madre Teresa de Calcutá e São Bento




                        Fortalezas do nosso Carisma 


       Na Comunidade Católica Kairós, em nosso Carisma, Deus nos inspirou como protetores a Beata Madre Teresa de Calcutá e São Bento. ''Eles nos sustentam como um alicerce sustenta uma casa''. (Palavras do nosso Fundador no livro A Graça de Ser Kairós).

Nosso Carisma, desde antes, tem como baluartes esses dois Santos, exemplos de  obediência e fidelidade a Jesus Cristo e a Sua Igreja. É importante sabermos que não somos nós que escolhemos os baluartes da Comunidade, não é um sorteio, nem uma seleção que fazemos, mas é o próprio Espírito Santo que nos revela, e que nos aponta quem são os baluartes que Deus escolheu para nossa Comunidade. Existem diversos santos na nossa Igreja, com espiritualidades diferentes e bonitas, que poderiam ser grandes baluartes, mas quis Deus, que em nossa vocação, Madre Teresa de Calcutá e São Bento fizessem parte de nossa família. São nossos Santos protetores, como padroeiros e intercessores dessa Obra. É certo que somos uma nova Comunidade, com um novo Carisma, e mesmo que tenhamos uma forma de orar e de viver própria do Carisma Kairós, por serem nossos baluartes, a vida e a Espiritualidade deles influenciam e muito as nossas vidas. 

Na descoberta de cada baluarte, podemos começar por São Bento. Desde antes da fundação do Carisma Kairós, São Bento esteve sempre presente, sempre protegendo os primeiros membros da Obra Kairós, sempre mantendo aceso em cada vocação a chama da oração, e do combate espiritual. Sendo assim até hoje. Na verdade, antes de conhecer São Bento, conhecemos a Oração de São Bento, a Medalha e a Cruz, só depois, foi que o monge nos foi apresentado. Isso diz muito, revela a influência da espiritualidade dele na nossa vida de oração. Nosso fundador é um homem de oração, e sempre exerceu bem o Ministério de Cura e Libertação que recebeu de Deus. Podemos dizer que São Bento sempre esteve protegendo a Kairós; sempre esteve preservando e cuidando do Carisma. 

São traços da Beata Madre Teresa que estão presentes em nosso Carisma e refletidos na humanidade de nosso fundador: audácia, fervor, obediência, superação e muito trabalho pelo Evangelho. Nosso Carisma é ‘‘Amar e ver na face do alcoólatra a Face do Cristo que sofre’’, e nossos baluartes nos ensinam muito a respeito do ‘‘trabalho e oração’’ que são fundamentais para a recuperação dos dependentes:‘‘Certas horas devem ocupar-se os irmãos com trabalho manual, e em outras horas com a leitura espiritual.’’ (regra de São Bento citada nos Estatutos da Kairós) A Kairós sobrevivi da Graça de Deus unida ao nosso próprio trabalho, ao nosso suor; nossa ascese (esforço humano). 

Nosso baluarte vem nos ensinar que ‘‘Se porém, a necessidade do lugar ou a pobreza exigirem que se ocupem pessoalmente em colher os frutos da terra, não se entristeçam por isso, porque são verdadeiros discípulos, se servem do trabalho de suas mãos.’’  (Regra de São Bento citada em nos Estatutos da Kairós) O Senhor tem nos dados muitas graças, por interseção de Nossa senhora e de nossos baluartes; não podemos esquecer que Madre Teresa de Calcutá nos ensina ‘‘sempre a acolher os últimos’’. Últimos esses que o nosso fundador sempre esta recebendo em nossa casa mãe, homens afundados nas drogas, no alcoolismo, na pior miséria do mundo, e aqui são acolhidos pelo Carisma Kairós.  Madre Teresa nos ensina  que ‘‘Só por amor se dar banho em um leproso’’, repetimos as palavras dela dizendo que ‘‘só por amor se acolhe os últimos.  A Comunidade Católica Kairós acolhe ,os últimos dos últimos, o lixo do mundo é reciclado em nossa casa pelo poder do Espírito Santo.’’(palavras resumidas do nosso fundador em palestra) Nosso fundador é um homem com um coração cheio de misericórdia; e esse cuidado com os últimos sempre foi preservado em nossa Comunidade. Que o Senhor noa abençoe e possamos continuar vivendo  o trabalho na oração, e a oração no trabalho. Madre Teresa e São Bento, rogais por toda Família Kairos.


                                                                                                                                                    


Neto Silva ( Membro da Comunidade Kairós )
                                       



0 comentários: