8 de outubro de 2014

Formação | Ousadia e Coragem , são traços da identidade Kairós







Ousadia e coragem são traços que estão presentes na identidade daqueles que trazem em si, a vocação Kairós. Isso é próprio do Carisma, essa coragem, esse atrevimento bom, de ir em frente, como o Apóstolo Pedro, tomar a iniciativa, ainda que não acerte sempre, ainda que comece a afundar, mas, ter a coragem, de entrar no mar, respondendo ao chamado do Mestre.


Citando o Apóstolo São Pedro (muito querido pela Comunidade Kairós), o nosso fundador destaca a coragem, a ousadia, a decisão, ficando evidente os traços dos que são verdadeiramente Kairós: ‘‘Pedro foi o corajoso que entrou no mar, e mesmo que depois viesse a começar a afundar,  ele   foi.  Eu  admiro demais Pedro, e devemos passar pela vida desse Apóstolo; ele era ousado demais,  ele era corajoso ao ponto de bater de frente com Jesus e dizer: Senhor, eu não quero que laves meus pés! E depois é o mesmo que se quebranta e diz: Se for para ter parte contigo, Lava-me por completo!’’ (Jorge Gomes em A Graça de Ser Kairós)


Mais a frente, continua ele: ‘‘...Uma das piores coisas do mundo é a indecisão. Eu amo e admiro pessoas decididas como Pedro, que era o atirado de Jesus e por Jesus. Ele não pensava duas vezes e lançava-se nas ordens do Senhor. Quando Jesus perguntava algo, Pedro era o primeiro que respondia; mesmo se errasse, Pedro se arriscava, porque quem ama se arrisca, e mesmo que possa errar, vai em frente.’’ 


São traços presentes na vida, na identidade do nosso fundador, um homem de coragem, um homem de ousadia. Sim! Coragem de largar tudo por um chamado; como no início, teve a coragem de ir em frente, mesmo sem o auxilio da família. Ousado em fundar uma obra por amor aos necessitados. Olhando para a coragem e a ousadia desse Carisma, faz-nos lembrar da palavra fundante dessa obra, a Palavra que impulsionou a sua fundação, o Evangelho de Marcos 10,46. Nos deparamos com Bartimeu que gritava: “Jesus filho de Davi tem compaixão de mim”! (Mar 10,46)


Podemos observar a ousadia de Bartimeu que gritava, porque sabia que Jesus poderia curá-lo. A Palavra diz que os próprios discípulos de Jesus tentavam reprimir, calar a voz de Bartimeu, para que não incomodasse o Mestre, mas, ousadamente, Bartimeu desobedecia, quebrava protocolos, rompia a multidão, e com um grito incomodante, clamava a Misericórdia, e assim Jesus o ouviu. Essa mesma atitude teve o nosso fundador, ao gritar pedindo ajuda ao Senhor em meios as suas lutas contra o vício do álcool. Depois de uma vida inteira afundada no alcoolismo e no pecado, nosso fundador escuta falar de Jesus, e clama Misericórdia. A mesma ousadia precisamos ter para darmos passos concretos em nossa vocação. Precisamos deixar de lado todo o medo e nos lançarmos nos braços Daquele que tem a cura para nossa vida. Ainda na Palavra de Marcos 10, Bartimeu teve coragem de se levantar, e ir ao encontro de Jesus.“Levanta-te Ele te Chama!” ( Marcos 10,49) A mesma coragem que o nosso fundador teve ao se levantar de sua vida de trevas para ir ao encontro do Deus da Vida, o Deus da luz... O Deus que te chama também a viver na ousadia e na coragem que do Carisma Kairós, porque ser Kairós é ser ousado e corajoso, assim como nosso fundador... Ser Kairós é confiar, ainda que não se veja, nem se compreenda... Ser Kairós é a cada dia levantar-se, tomar sua cruz e seguir a Jesus.


Michele Kairós ( Membro da Comunidade Kairós )

0 comentários: