8 de outubro de 2014

Ser Jovem na Kairós



Sou jovem, sou feliz, sou Kairós! Nascemos em meio aos jovens! A Comunidade Kairós iniciou sua história com 1 casal e 10 jovens, que deixaram tudo pra servir ao Senhor, vivendo uma nova vocação na Igreja, respondendo a um chamado do próprio Jesus. 

A Kairós é uma comunidade de jovens, de muitos jovens!!! Jovens que entregaram a vida a Jesus no Carisma Kairós; jovens que não pararam no medo, não pararam nos seus projetos pessoais ou em seus mundinhos; somos da geração de jovens que se lançaram na vontade de Deus! Somos jovens e estamos prontos para ir onde o Senhor mandar! Queremos dar a vida por esse Carisma!

‘‘Nascemos em meio aos jovens. A Comunidade Católica Kairós iniciou com um casal e dez jovens, que em janeiro de 2006 deixaram tudo para servir ao Reino. Eles sempre estiveram presentes em nossa realidade, por isso também, temos um amor e uma atenção especial para com eles. Em todas as ações evangelizadoras da Kairós sempre estão presentes, por isso, começaram a surgir iniciativas para comportar e atender ao grande número de jovens. Destaca-se o MAK (Ministério de Artes Kairós), que através da arte promove uma evangelização de resultados muito positivos entre a juventude; o CJK (Congresso Jovem Kairós) que acontece anualmente na sede da Comunidade e reuni milhares de jovens no intuito principal da evangelização; Geração K (movimento virtual que promove a evangelização dos jovens por meio das redes sociais e dos meios de comunicação disponíveis na Obra de Deus). Há ainda um forte trabalho de recuperação de vidas, através das nossas de recuperação para alcoolistas e drogadictos, onde a maioria dos internos em recuperação é jovem, e bebem da Graça do Carisma Kairós, levando muitos a se recuperarem. Todos esses ministérios são desempenhados por jovens membros da Comunidade Católica Kairós.’’ (Estatutos da Comunidade Católica Kairós, parágrafo 83)

Podemos ver que a juventude sempre esteve presente na Comunidade Kairós, desde as origens, por isso tantos jovens nos dias de hoje, porque tudo começou com pessoas assim, simples, inexperientes, e jovens como nós, mas com um desejo ardente de se entregar a Jesus Cristo. Nossos Estatutos ainda citam a importância do jovem para a construção da Obra do Senhor. Na Kairós, o jovem tem um lugar muito especial: ‘‘Na Comunidade Católica Kairós o jovem tem um lugar muito especial, e é levado a sério, pois sabemos da força que tem para a construção da Obra de Deus. O jovem é chamado a uma vida em oração; participando das orações diárias-comunitárias da Obra e fazendo também a sua oração pessoal. Recorrendo aos Baluartes da Comunidade, São Bento e Madre Teresa de Calcutá, que possam abandonar-se na vontade de Deus, esforçando-se a fazer algo de belo para o Senhor. São chamados a ter em Nossa Senhora o modelo de jovem que agrada a Deus, visto que Ela disse “Faça-se” nesse tempo da vida. Dentro da Kairós os jovens podem assumir setores de grande importância para a Obra, visto que confiamos na Palavra de Deus. ‘Ninguém te desprezes por seres jovens’ (I Timóteo 4, 12)’’ (Estatutos da Comunidade Católica Kairós, parágrafo 84)

Na Kairós, nós jovens, lutamos para viver a santidade, porque Deus quer Santidade! Deus quer uma juventude santa, e o Carisma nos santifica, é sendo fiel ao Carisma e a minha vocação, que vou me tornando uma jovem santa. Há uma frase do papa Francisco que diz ‘‘Jovens não tenham medo de ir contra a corrente!’’ e os jovens da Kairós mostram o desejo de lutar contra as correntes que o mundo oferece. A Kairós confia e acredita na juventude, como diz a Palavra do Senhor: ‘‘Ninguém te desprezes por seres jovem.’’ (Tim 4,12) Na Comunidade Kairós o jovem descobre a verdadeira liberdade, pois, o Senhor nos chama para sermos livres, e ser livre é ser de Jesus.

Silvana Macedo ( Membro da Comunidade Kairós )

0 comentários: