16 de junho de 2015

"Há gestos que valem como um programa de vida: erguer um candeeiro afastar as trevas, difundir a luz, mostrar o caminho.’’






         Caríssimos leitores e leitoras, Sobriedade e Paz só por hoje na , neste mês venho compartilhar com vocês um tempo novo que está acontecendo em nossa comunidade, no mês passado foi aderido em nossa casa a Pastoral da Sobriedade. É a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química, é uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação, para através da pedagogia de Jesus libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

         Nosso fundador Jorge Gomes conheceu o movimento da Pastoral da Sobriedade na cidade de Tamandaré/PE e a partir desse conhecer Deus falou em seu coração para trabalhar com os internos os 12 passos da Pastoral da Sobriedade que são vivenciados periodicamente e traduzindo um programa de vida nova. Através da vivência desse processo, a transformação pessoal se torna possível com a conscientização da necessidade dessa transformação e com mudança gradativa de hábitos. Nós sabemos que cada dependente de nossa comunidade é um filho da Igreja e sendo nosso filho, não podemos deixá-lo de lado. Temos que fazer algo de concreto aqui e agora. Temos objetivo de ajuda-los a vencer os problemas da dependência do alcoolismo e outras dependências, manias, condicionamentos, depressão e o pecado, de forma que os agentes se colocam na mesma condição de todos os participantes. Nos queremos socorrer aqueles quem vivem a margem da vida, nas drogas, no alcoól em tantas outras compulsões. Levar o participante, seja dependente ou co-dependente, a fazer uma experiência com Jesus Cristo libertador com base na doutrina e nos sacramentos da Igreja Católica.

         O auxilio oferecido pela a Pastoral, e baseado no evangelho de Jesus Cristo, uma vez que a Pastoral foi criada na 36ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil no ano de 1998 e após quinze anos, chega a nossa comunidade como o sinal de Deus para nosso Carisma. Nas reuniões é anunciado Jesus Cristo Libertador através do serviço, do diálogo e testemunho de cada um dos participantes. Jesus usa de Sua Misericórdia para ir ao encontro dos mais necessitados, dos excluídos, dos marginalizados, dos pecadores, assim também queremos ir.
                                                                                                                                            
       Nossas Quartas-Feiras ganharam um novo sentido em nossa comunidade, nesse dia acontece as nossas reuniões e lá nós abordamos diversos temas. “Amor a Deus, Amor a Igreja, Amor a Familia que é um dom de Deus, Sacramento, A cultura do encontro como fala o Papa Francisco”... Para mim que sou o coordenador dessa missão está sendo uma experiência maravilhosa de acompanhar cada um dos irmãos, cada qual com seu problema e nós fazendo o melhor possível para obtermos frutos dessa missão, sabemos que é difícil evangelizar um alcoólatra ou um dependente químico, mas temos o Espírito Santo, anunciamos para eles valores, esperanças e alegrias que se carrega no encontro com Cristo. A fé nos faz testemunhar aquilo que cremos e cumprir nossa missão como operários do diálogo, ou seja, ir ao encontro, tocar, amar, deixar-se amar, ouvir, confiar, abraçar, chorar as dores dos alcoólatras e drogados que estar com eles na luta pela vida.

        Preciso dizer com muita clareza que você é participante de tudo isso, você que ama a Kairós  e por isso acredita nela, você que contribui para que a Kairós realize toda a sua missão, de amar aqueles que estão longe de Jesus e de sua verdadeira Igreja que é aquela que o Senhor  fundou sobre Pedro: ''Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.''(Mt 16;18)..Você que reza por nós, que  perdoa as nossa falhas, porque queremos realizar com ardor a nossa missão, mas somos humanos e erramos muitas vezes, muito obrigado por tudo! Que Deus abençoe a todos! Um forte abraço e obrigado por você ser sócio da Comunidade Católica Kairós, Deus abençoe!

André Soares
Membro de Vida da Comunidade Kairós

0 comentários: