16 de fevereiro de 2016

Bispo Diocesano abre Campanha da Fraternidade Ecumênica na Missa de Cinzas em Caruaru



A Campanha da Fraternidade foi aberta na quarta-feira (10), pelo bispo diocesano, Dom Bernardino Marchió, durante a Missa de Cinzas, na igreja do Rosário.
 
Com o tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” o bispo diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade Ecumênica desse ano, na manhã desta quarta-feira (10).

A campanha foi aberta durante a Missa de Cinzas, às 09h, na igreja Nossa Senhora do Rosário, centro de Caruaru, para centenas de fieis católicos que se fizeram presentes. “A igreja deve conscientizar seus fiéis sobre o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e o empenho nas políticas públicas e atitudes responsáveis que possam garantir a integridade e o futuro para todos”, destacou Dom Bernardino, explicando o tema da campanha.

Durante a celebração foram destacados ainda, outros objetivos da campanha, como a união das igrejas (estava presente o Padre Jairo Carlos da Igreja Ortodoxa Sérvia) e diferentes expressões religiosas na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico às famílias brasileiras, e ainda mais a importância de a população denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois, segundo a campanha, eles são obrigação do Estado.

Campanha convoca cristãos a outros temas

- Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico
- Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água
- Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico
- Acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico
- Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornaram-se realidade pelo trabalho e esforço em conjunto
- Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.

Fonte: JCE NEWSFotos: Rinaldo Silva

0 comentários: