6 de abril de 2016

Papa na catequese: misericórdia de Deus cancela miséria humana



Papa iniciou novo ciclo de catequeses, abordando a misericórdia de Deus a partir da vida de Jesus

 

Na catequese desta quarta-feira, 6, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses sobre a misericórdia. Dessa vez, o tema é refletido sob a ótica do Evangelho, ou seja, lembrando como o próprio Jesus realizou essa misericórdia.

“Jesus é a misericórdia de Deus feita carne. Uma misericórdia que Ele expressou, realizou e comunicou sempre (…) encontrando as multidões, anunciando o Evangelho, curando os doentes, perdoando os pecadores”, disse o Papa.

Com esses gestos, Jesus torna visível um amor ilimitado aberto a todos – que não exclui ninguém –, sublinhou Francisco. Amor que se reflete também na presença de Jesus na fila para receber o batismo de João Batista.

“Este é um fato que imprime uma marca decisiva para toda a missão de Cristo. Ele não se apresentou ao mundo no esplendor do tempo – poderia ter feito –, não se fez anunciar ao som de trombetas – poderia ter feito –, tampouco apresentou-se nas vestes de um juiz – poderia ter feito”, ponderou repetidamente o Papa.

´
Francisco recordou que, muitas as vezes, as pessoas acabam julgando os outros, enquanto deveriam refletir sobre seus próprios pecados, já que todos são pecadores. “Cada um de nós deveria se perguntar: “sim, aquele é um pecador. Mas, e eu?”. Todos somos pecadores, mas todos somos perdoados, todos temos a possibilidade de receber esse perdão, que é a misericórdia de Deus”.

Nada nem ninguém, advertiu o Pontífice, está excluído desta oração de Jesus na hora da Paixão: “Isso significa que não devemos ter medo de nos reconhecermos e confessarmos pecadores (…) não devemos temer as nossas misérias: e cada um tem as suas. Mas a potência inexaurível de amor do Crucificado não conhece obstáculos, e essa misericórdia cancela todas as nossas misérias”.




 

0 comentários: