26 de fevereiro de 2014

Francisco escreve às famílias do mundo: "Unamo-nos em oração pelo Sínodo"









  Unamo-nos todos em oração para que a Igreja realize um verdadeiro caminho de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudarem as famílias a enfrentar os desafios atuais: com uma carta, o Papa Francisco se dirige às famílias de todo o mundo, pedindo orações em vista do Sínodo extraordinário de outubro próximo.


  O texto foi assinado por Francisco em 2 de fevereiro festa da Apresentação do Senhor , mas foi divulgado esta manhã pela Sala de Imprensa da Santa Sé.


  O Papa cita outros eventos que envolverão as famílias nos próximos anos, como a Encontro Mundial das Famílias na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos e a Assembleia ordinária, ambos em 2015, nos meses de setembro e outubro respectivamente.


  Todavia, Francisco se dirige às famílias pedindo orações principalmente em vista do Sínodo deste ano, cujo tema será . Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização?.

  O apoio da oração é muito necessário e significativo, especialmente da vossa parte, queridas famílias; na verdade, esta Assembleia sinodal é dedicada de modo especial a vós, à vossa vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimónio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja. Por isso, peço-vos para invocardes intensamente o Espírito Santo, a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa.

  Escreve ainda o Pontífice: Queridas famílias, a vossa oração pelo Sínodo dos Bispos será um tesouro precioso que enriquecerá a Igreja. Eu vo-la agradeço e peço que rezeis também por mim, para que possa servir o Povo de Deus na verdade e na caridade.


 O tema do Sínodo foi debatido durante o Consistório da semana passada, em que o Papa denunciou que hoje a família é desprezada e maltratada.

A nossa reflexão terá sempre presente a beleza da família e do matrimônio, a grandeza desta realidade humana, tão simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegrias e esperanças, de fadigas e sofrimentos, como o é toda a vida?, disse o Papa na ocasião.


Leia aqui a íntegra da mensagem de Francisco às famílias.


Por Rádio Vaticano

0 comentários: