Francisco explicou os perigos que "levam você imediatamente à vaidade, e você se acha importante"
O Papa Francisco explicou hoje uma atitude que todo cristão deve evitar para não "fazer um papelão".
Trata-se de não querer seguir Jesus e a mundanidade ao mesmo tempo, alertou o Papa em sua homilia na Casa Santa Marta.
“É feio ver um cristão seguindo Jesus e o mundo”, enfatizou Francisco.
“Quando um cristão é apegado aos bens, faz um papelão, como se quisesse as duas coisas; o céu e a terra. E o peso final está naquilo que Jesus diz: a cruz, as perseguições. Isto quer dizer negar a si mesmo, sofrer todos os dias a cruz... Os discípulos tinham a tentação de seguir Jesus, mas o que será desse ‘bom negócio’? Lembremo-nos da mãe de Tiago e João, quando pediu a Jesus um lugar para seus filhos, que um se tornasse primeiro ministro, e o outro ministro da economia... e assumiu o interesse mundano em seguir Jesus”.
Depois – afirmou Francisco – “o coração destes discípulos foi purificado” até Pentecostes, quando “entenderam tudo”. “A gratuidade em seguir Jesus é a resposta à gratuidade do amor e da salvação que Jesus nos dá”. E quando “se quer ir seja com Jesus, seja com o mundo, seja com a pobreza como com a riqueza – alertou – o cristianismo é ‘à metade’, quer um ganho material: é o espírito da mundanidade”.
Aquele cristão, afirmou recordando o profeta Elias, “está mancando sobre duas pernas” porque “não sabe o que quer”. Então, evidenciou que para compreender, devemos lembrar que Jesus anuncia que “os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros”, o que significa que “aquele que crê ou que é o maior” deve ser “o servo, deve ser o menor”.
“Seguir Jesus a partir do ponto de vista humano, não é um bom negócio: é servir. Ele o fez, e se o Senhor lhe dá a oportunidade de ser o primeiro, você tem que agir como o último, isto é, servindo. E se o Senhor lhe dá a possibilidade de ter bens, você tem que agir servindo, isto é para os outros. São três coisas, três degraus que nos distanciam de Jesus: as riquezas, vaidade e o orgulho. Por isso são tão perigosas as riquezas, porque levam você imediatamente à vaidade e você se acha importante. E quando você pensa que é importante tudo sobe na cabeça e você se perde”.
O caminho indicado pelo Senhor, prosseguiu o Papa, é o do "despojamento", como ele fez: “Quem é o primeiro entre vós seja o servo de todos”. Para Jesus, disse ainda, “este trabalho” com os discípulos “custou-lhe muito, muito tempo, porque eles não entendiam bem”. E, em seguida, acrescentou, “também nós devemos pedir a Ele: ‘Ensine-nos este caminho, esta ciência do serviço. Esta ciência de humildade. Esta ciência de ser o último para servir os nossos irmãos e irmãs na Igreja”.
“É feio ver um cristão, seja leigo, consagrado, sacerdote, bispo, é feio quando você vê que quer duas coisas: seguir Jesus e os bens, seguir Jesus e a mundanidade. E isso é um contra-testemunho e distancia as pessoas de Jesus. Continuemos agora a celebração da Eucaristia, pensando na pergunta de Pedro. ‘Deixamos tudo: como nós pagará?’. E pensando na resposta de Jesus O preço que Ele nos dará é a semelhança a ele. Este será o ‘salário’.. Grande ‘salário’, assemelhar-se a Jesus!”.
Em junho, intenções de oração do Papa são pelos desempregados
Além dos desempregados, Francisco também recomenda orações pela crise religiosa na Europa
Para o mês de junho, as intenções de oração do Papa Francisco estão em torno dos desempregados e da crise religiosa na Eur…Read More
Papa fala da Ascensão de Jesus e recorda mandato missionário
Santo Padre destacou o mandato missionário deixado por Jesus: partir para anunciar a todos os povos Sua mensagem de salvação
No Regina Coeli deste domingo, 1º, Papa Francisco falou daAscensão de Jesus ao Céu, fest…Read More
Papa destaca três pilares do matrimônio cristão
Fidelidade, perseverança e fecundidade foram elencadas por Francisco como características para levar adiante o verdadeiro casamento cristão
Na Missa desta segunda-feira, 2, na Casa Santa Marta, Papa Francisco ref…Read More
Papa recorda Dia Mundial das Comunicações Sociais
Em data celebrada hoje, Francisco chama a atenção para a contribuição que os meios de comunicação podem dar para a cultura do encontro
Neste domingo, 1º, celebra-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais. No Vatic…Read More
Festa de Frei Damião em Caruaru atrai Milhares de Fiéis
Fé, devoção, e missa
marcaram o último domingo de maio em Caruaru, com a segunda festa em
memória a frei Damião de Bozzano no local onde será erguido o Memorial
do Agreste. Milhares de fiéis e devotos do missionário…Read More
0 comentários:
Postar um comentário