22 de setembro de 2015

Nosso Carisma: Ver na Face do Alcoólatra e do Drogado a Face de Cristo


    Conheça nosso Carisma, nosso trabalho com a Casa de Recuperação Kairós. 



             Fazendo uma retrospectiva de por aproximadamente 15 anos, nos deparamos com uma luta... Havia uma batalha interior, um conflito... Um humano alcoólatra e drogado, com suas manias e liberdades desenfreadas, vivia então, um chamado anterior a este tempo.

             Após sua mãe, em meio a muitas orações, novenas, rosários, foi atendida ao que pedia a Deus. Seu filho, nosso Fundador, Jorge Gomes de Azevedo, embarca numa nova vida, e acontece uma total revira-volta. Agora na Igreja, em um grupo de oração, mas, Deus queria muito mais... Alguns anos depois nasce uma nova comunidade, abraçando seus próprios vícios: um lugar para acolher e recuperar alcoólatras e drogados. É realmente um Tempo de Graça! Desde janeiro de 2006, tempo da fundação, a Obra vem crescendo, vem se expandindo, como podemos ver com os nossos próprios olhos.

            A Comunidade fundada em Vila do Socorro, município de Taquaritinga do Norte, com o santo nome ‘‘Kairós’’ ao qual se traduz como ‘‘Tempo de Graça’’ como já expomos anteriormente, abraça hoje 72 recuperandos em seu total; com faixa etária entre 18 e 70 anos. Os que nela chegam para se recuperar, passam por uma triagem (levantamento de dados/anamnese); ao ingressarem na comunidade, muitas vezes sozinhos, pois, em sua maioria são abandonados por familiares, que já não suportam mais as consequencias dos vícios, acolhemos também aqueles que já tinham se tornado moradores de rua, e todos, na simplicidade da casa, recebem amor, carinho, paciência, a psicologia de Mãe, como já diz o nosso Fundador.

             Sem especificar a fundo, mas é muito grande a satisfação dos familiares em revê-los após 30 dias, quando se inicia o processo de desintoxicação, ou seja, face brilhante, sorriso largo, paladar aguçado, sono leve, sem medicação, e mais... Uma grande vontade de mostrar e si próprio o quanto é importante para Deus e para seus familiares. Dia-a-dia estão vivendo a grande laboriedade (oração - café da manhã - terapia ocupacional - oração - almoço - descanso - terapia ocupacional - jantar - Terço dos Homens - descanso); Ufa!!! Que bom, estão sincronizados no novo modo de viver.
               
         Em meio a este corre-corre contra o tempo, perdido, um ou outro, ainda na debilidade da sua saúde buscam uma simples enfermaria, que engatinha para a grande Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, sonho do nosso Fundador. Como já diz em Eclesiástico 38, 1-15: ‘‘Meu filho, se você ficar doente, não se descuide, suplique ao Senhor e Ele o curará. Depois consulte o médico, pois, também ele foi criado pelo Senhor, não o afaste, porque você precisa dele.’’ E assim são conduzidos aos psicólogos da casa, a enfermeira, também, ao PSF da Vila do Socorro, outrora ao Hospital Municipal de Taquaritinga do Norte, através do Drº Márcio Shimbo que abraça esta causa.

            O mais importante de tudo que podemos oferecer é a Palavra de Deus! Às Quartas-feiras e Domingo são dias diferentes na Comunidade Kairós! A terapia é espiritual: Orações do Ofício de Nossa Senhora, pregações com o nosso Fundador, momentos de orações com os missionários, Santa Missa, Confissão com o nosso Padre Sandro, e ainda finalizamos o dia de Domingo com Adoração ao Santíssimo Sacramento.

           A Comunidade Católica Kairós é uma associação formada por leigos católicos, que deixaram suas casas, seus parentes, seus negócios, seus trabalhos remunerados para se dedicarem exclusivamente a Obra de Deus, cuidando dos últimos, dos abandonados, daqueles que ninguém mais quer cuidar: Os alcoólatras e drogados. A principal regra para aceitarmos alguém em nossa casa é a VONTADE DE QUERER MUDAR DE VIDA, só é isso que pedimos, o desejo de mudança, não podemos ajudar alguém que não quer ser ajudado. Portanto, a única coisa que pode impedir alguém de ingressar e recuperar-se na Comunidade Kairós é a falta de vontade, de determinação. Vale ainda lembrar, que depois de passaram um bom tempo em recuperação, alguns desses irmãos, manifestam o desejo de ser membro da Comunidade, vida, aliança, amigo da Obra.. E muitos bebem do Carisma, são resgatados e depois descobrem que têm essa linda vocação dentro de si, para ajudarem outros que chegam... 

           Somos uma família com mais de 150 membros (cerca de 120 membros na comunidade de vida e 30 membros na comunidade de aliança) juntos aos 72 recuperandos, formamos essa Obra de Deus! No dia 09 de junho do ano corrente, recebemos em nossa sede a visita do nosso querido Bispo, Dom Bernardino Marchió, o Dom Dino, o qual contribuiu e despertou ainda mais o amor e a responsabilidade para com esta comunidade, que repito, é uma Obra de Deus!

         É claro leitor, não é à tôa que a Comunidade Católica Kairós é o Tempo da Graça também em nossas vidas. Decidimos entregar nossas vidas inteirinhas à Jesus! Saímos de nossa cidade, viemos com nossa família fazer parte dessa Obra, e temos muito a testemunhar, como é Grande o Senhor.

        Ao ser preenchido um cadastro, onde surtem várias situações indagadas a ele (o recuperando) voltadas para o vício: tempo de uso, condições de saúde, antecedentes criminais, compreensão e grau de entendimento destes vícios, complicações e outros... Esse é o momento de informarmos ao candidato a recuperação quais são as normas da casa, regras que não podem ser quebradas: Não é permitido o cigarro, o desrespeito aos irmão, sair dos limites da casa, faltar as orações e reuniões, entre outras... Fecha a ‘‘matrícula’’ e abre aí, a porta para uma nova vida, uma vida em Cristo!

Ailzy Amélia
Membro de Vida da Comunidade Kairós
 

0 comentários: