22 de setembro de 2015

Vocação








“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça”. (João 15,16) 


Vocação é um dom de Deus, que toma a iniciativa de nos chamar e atuar na vida das pessoas que respondem ao Seu apelo. Ele é a fonte de toda vocação. A vocação é pessoal. Deus Pai chama, por meio de seu Filho, na força do Espírito Santo, quem Ele quer, quando Ele quer e como Ele quer (Mar3,13) Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.

A palavra vocação vem do verbo latino “vocare”, que significa chamar, e é um chamamento que exige uma resposta. Ele nos chama e quer de nós uma resposta. É um dialogo entre alguém que chama e alguém que é chamado. O primeiro e fundamental chamado divino é a grande vocação á vida, á existência. Deus nos chama, antes de tudo, a sermos pessoas realizadas e felizes. Todo batizado recebe a graça de tornar-se filho adotivo de Deus. (Gal 4,5-7) Como batizados Deus nos chama a santidade. Viver a santidade é viver a filiação divina, a dignidade da imagem e semelhança de Deus. Cada um de nós é chamado a sermos sal da terra e luz do mundo; Cada um no seu estado de vida é chamado à santidade. Esta é a vocação e a meta de todo cristão. “Ser santo como o Pai é santo” (Mat 5,48)

Alguns são chamados a viver mais intensamente os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, como os consagrados na vida sacerdotal, religiosa e em comunidades. Outros são convidados a construir família e por ela zelar. Há, ainda, aqueles que, voluntariamente, consagram sua vida ao serviço do Senhor, no seu dia-a-dia, por meio de uma vida de oração e castidade, busca contínua em fazer o bem. Enfim, qual sua vocação? Você  já se perguntou sobre o chamado do Senhor para sua vida?

                Vocação é um chamado de Deus, Ele chama e convoca uma pessoa, cabe a ela tomar a ação, a decisão de responder SIM ou NÃO a esse chamado. O chamado de Deus não é somente para aqueles que recebem uma vocação especial: vocação sacerdotal, religiosa ou para uma vida em comunidade. Todos somos chamados, para esta ou aquela missão; para este ou aquele trabalho especifico; todos nós somos chamados ao apostolado, à evangelização. Não devemos ter medo de dar o SIM definitivo na VOCAÇÃO; Esse sim quando dado uma vez é renovado a cada dia com alegria. Quando estamos fora de Deus não nos descobrimos, se estamos Nele vamos descobrindo quem somos e o que queremos.

           Muitas vezes caímos na tentação de achar que sabemos o que é bom e assim acabamos quebrando a cara, é quando paramos e reconhecemos que só Deus sabe o que é bom para nós. “Que leveis uma vida digna da vocação á qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade.” (Efésios 4,1-2).

          O pior inimigo do homem é a indecisão. O que às vezes impede as pessoas de se decidirem quando o Senhor chama é ela, então é preciso acreditar, confiar Naquele que chama que é o próprio Jesus. Se você não começa com uma decisão radical você não se sustenta. “Se a primeira motivação for medíocre, se o impulso não for por amor a Deus a vocação não existe.” (Jorge Gomes em A GRAÇA DE SER KAIRÒS) Você pode escolher se quer ser discípulo ou não, ser discípulo não é para todo mundo, mas também o discípulo não pode brincar de ser santo. (I Cor 6,9) A adesão de se decidir por Deus vem do chamado, e Deus só chama os escolhidos. (Jorge Gomes, idem).

         Ser de Deus é um chamado; é uma escolha. Entre milhões, Deus chama você. Nosso fundador diz que Jesus tem seus xodós, seus escolhidos… Tem muita gente querendo ser de Jesus  mas não consegue. Você é escolhido!
 
Érica Santos
Membro de Vida da Comunidade Kairós 

0 comentários: